Publicado em: ter, fev 2nd, 2016

Novo método de transplante de útero torna gravidez masculina possível

FATOS DISSONANTES!

20151120102419_660_420

Na semana passada o New York Times publicou uma reportagem informando que uma clínica de Cleveland estava prestes a se tornar a primeira nos Estados Unidos a realizar transplante de útero, permitindo que mulheres que não têm o órgão engravidem. Então surgiu a questão: seria possível trocar a mulher por um homem no processo? E a resposta, surpreendentemente, é: sim.

O jornal conversou com a doutora Rebecca Flyckt, ginecologista-obstetra e especialista em endocrinologia reprodutiva. Ela é uma das pessoas do time que pretende testar esse tipo de transplante em Cleveland e afirmou que “teoricamente” é possível engravidar um homem, mas o processo seria complicadíssimo.

“Seria uma enorme iniciativa cirúrgica e endócrina e envolve não só a criação de uma vagina, mas também uma reconstrução cirúrgica de toda a pélvis por algum especialista em cirurgia transgênera”, informou Flyckt. “Depois desse procedimento e do enxerto de um útero doado, seria necessário um complexo regime hormonal para suportar a gravidez antes e depois da transferência do embrião (embora isso possa ser feito, uma vez que providenciamos regimes hormonais semelhantes para que mulheres em menopausa suportem uma gravidez).”

A doutora chama a atenção para o fato curioso de que os embriões seriam criados usando esperma do próprio paciente e os óvulos de um doador, sendo que atualmente o que ocorre é o contrário. No procedimento tradicional, a mulher só depende de esperma doado, uma vez que já tem seus próprios óvulos.

Flyckt disse que sabia que a notícia da possibilidade de transplante de útero levantaria esse tipo de curiosidade. “Eu antecipei que haveria interesse nessa aplicação (…) pela comunidade transsexual”, comentou ela, que adiantou: “Entretanto, nosso protocolo é limitado neste momento a mulheres sem úteros funcionais.”

Fonte: http://olhardigital.uol.com.br/noticia/novo-metodo-de-transplante-de-utero-torna-gravidez-masculina-possivel/53154

Comente com o facebook



Mais abaixo comente sem ter conta no facebook

Deixe um comentário

XHTML: Você pode usar estas tags html: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Licença Creative Commons
O trabalho Segundo Sol está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-Compartilha-Igual 4.0 Internacional.
A cópia é estimulada desde que seja citada a fonte.

Este blog tem finalidades exclusivamente informativas e exprime as opiniões pessoais e subjetivas do autor.
Este blog não garante a exatidão do conteúdo fornecido nem pode ser considerado responsável por eventuais erros ou inexatidões das informações presentes no blog ou nos links externos. Este blog não é responsável pelos conteúdos inseridos por parte dos internautas na seção "Comentários".
Se em alguma publicação, direitos de autor ou de terceiros forem violados, por favor, contactar com o blog para podermos remover o conteúdo, escrever para: contato@segundo-sol.com informando o link. O conteúdo será prontamente removido.

Liberdade de Expressão
É importante esclarecer que este blog, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal ...
veja mais aqui

Print