Publicado em: qui, fev 18th, 2016

Nova camada misteriosa é encontrada no manto da Terra

Estrutura contém enormes quantidades de oxigênio em estado líquido. Pesquisadores tentam agora desvendar origem e possíveis efeitos de formação.

camada-terra

Um grupo internacional de cientistas descobriu uma camada até então desconhecida no manto terrestre. A estimativa é que a camada recém-descoberta concentre cerca de oito a dez vezes mais oxigênio do que a atmosfera da Terra.

“Essa descoberta surgiu como uma grande surpresa para nós e até agora não sabemos o que está acontecendo com esses ‘rios de oxigênio’ nas profundezas do planeta”, diz Elena Bikova, que participou do grupo de pesquisa.

Os cientistas acreditam que esse oxigênio poderia reagir com materiais circundantes e oxidá-los, ou subir para as camadas superiores dentro do manto.

A descoberta foi feita enquanto os pesquisadores estudavam as reações de vários tipos de óxido de ferro, um dos principais componentes das rochas profundas.

Teorias

“Como sabemos, o oxigênio livre na atmosfera é produzido pela fotossíntese das plantas”, diz Innokenty Kantor, pesquisador sênior do departamento de física da Universidade Técnica da Dinamarca.

“Antes do rápido desenvolvimento de bactérias fotossintéticas bilhões de anos atrás, as condições na superfície da Terra estavam mudando, e água do oceano estava repleta de compostos de ferro dissolvidos. Assim que oxigênio livre foi liberado na época, este reagiu imediatamente com ferro reduzido, produzindo sedimentos de óxido de ferro sedimentos, ou, em outras palavras, oxidação, no fundo dos oceanos.”

Segundo Kantor, uma enorme quantidade desses depósitos se formaram após o chamado grande evento de oxigenação (GOE), há cerca de 2,4 bilhões de anos, quando o oxigênio apareceu na atmosfera.

Esses depósitos, que tinham centenas de metros de espessura e quilômetros de comprimento, foram lentamente afundando para o manto. No entanto, milhões de anos mais tarde, algumas partes foram empurradas para a superfície, como é o caso da Anomalia Magnética de Kursk, a bacia do maior minério de ferro no mundo.

Efeitos

Atualmente, os cientistas são capazes de reproduzir em laboratório condições de extrema pressão e alta temperatura usando pequenas prensas com bigornas em miniatura feitas de diamantes e lasers de grande potência.

“O óxido de ferro, Fe2O3, se decompõe parcialmente sob as condições do manto inferior e libera uma enorme quantidade de oxigênio [várias vezes maior que na atmosfera], que deve ser líquido nas condições a que corresponde”, explica Kantor.

Esses fluidos altamente oxidantes que se infiltram no manto poderiam afetar muitos processos geoquímicos, embora o seu papel ainda esteja sendo investigado.

“Algumas das pequenas anomalias da propagação de ondas sísmicas a 1.500-2.000 km de profundidade também poderiam estar relacionadas com a formação de lagos de oxigênio líquido no manto profundo”, conclui o cientista.

 

Fonte: http://gazetarussa.com.br/ciencia/2016/02/17/nova-camada-misteriosa-e-encontrada-no-manto-da-terra_568523

Comente com o facebook



Mais abaixo comente sem ter conta no facebook

Deixe um comentário

XHTML: Você pode usar estas tags html: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Licença Creative Commons
O trabalho Segundo Sol está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-Compartilha-Igual 4.0 Internacional.
A cópia é estimulada desde que seja citada a fonte.

Este blog tem finalidades exclusivamente informativas e exprime as opiniões pessoais e subjetivas do autor.
Este blog não garante a exatidão do conteúdo fornecido nem pode ser considerado responsável por eventuais erros ou inexatidões das informações presentes no blog ou nos links externos. Este blog não é responsável pelos conteúdos inseridos por parte dos internautas na seção "Comentários".
Se em alguma publicação, direitos de autor ou de terceiros forem violados, por favor, contactar com o blog para podermos remover o conteúdo, escrever para: contato@segundo-sol.com informando o link. O conteúdo será prontamente removido.

Liberdade de Expressão
É importante esclarecer que este blog, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal ...
veja mais aqui

Print