Publicado em: qua, fev 10th, 2016

Físicos anunciam novidades sobre ondas gravitacionais de Einstein

einstein

Foto – yahoo

Pesquisadores que investigam as ondas gravitacionais, cuja existência Albert Einstein previu em sua teoria da relatividade geral, devem anunciar uma importante descoberta na próxima quinta-feira, em Washington.

Cientistas do Instituto de Tecnologia da Califórnia (Caltech), do MIT e do LIGO (Laser Interferometer Gravitational-wave Observatory) “vão informar sobre os esforços na investigação para detectar as ondas gravitacionais através do LIGO”, anunciou a Fundação Nacional das Ciências (NSF) dos Estados Unidos, em um comunicado.

Este anúncio alimenta os rumores, que circulam há semanas na comunidade científica, de que as equipes do LIGO detectaram essas ondas.

As ondas gravitacionais seriam produzidas por leves perturbações no espaço-tempo, devido ao deslocamento de um objeto de grande massa, como um planeta.

Proposta por Albert Einstein em sua teoria da relatividade geral, ela pode ser comparada às ondas que se formam na água, quando se joga uma pedra. As ondas em si nunca foram vistas, porém.

Se for possível comprovar sua existência, será uma das mais importantes descobertas científicas do nosso tempo. Sua descoberta preencheria um grande vazio na compreensão da origem do Universo.

Segundo os rumores, relatados recentemente pela Sciencemag.org, foi graças à observação da colisão e da fusão de dois buracos negros que se fez essa descoberta.

O anúncio deve acontecer na quinta-feira, às 10h30 locais (13h30 no horário de Brasília), no Clube Nacional de Imprensa, em Washington.

Fonte: http://www.em.com.br/app/noticia/internacional/2016/02/08/interna_internacional...

Comente com o facebook



Mais abaixo comente sem ter conta no facebook

Deixe um comentário

XHTML: Você pode usar estas tags html: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Licença Creative Commons
O trabalho Segundo Sol está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-Compartilha-Igual 4.0 Internacional.
A cópia é estimulada desde que seja citada a fonte.

Este blog tem finalidades exclusivamente informativas e exprime as opiniões pessoais e subjetivas do autor.
Este blog não garante a exatidão do conteúdo fornecido nem pode ser considerado responsável por eventuais erros ou inexatidões das informações presentes no blog ou nos links externos. Este blog não é responsável pelos conteúdos inseridos por parte dos internautas na seção "Comentários".
Se em alguma publicação, direitos de autor ou de terceiros forem violados, por favor, contactar com o blog para podermos remover o conteúdo, escrever para: contato@segundo-sol.com informando o link. O conteúdo será prontamente removido.

Liberdade de Expressão
É importante esclarecer que este blog, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal ...
veja mais aqui

Print