Publicado em: qui, fev 11th, 2016

Cientistas desvendam mistério com 300 anos: bactérias conseguem ver

Bactérias, mesmo as menos complexas, conseguem «ver» quase como os humanos, segundo uma nova pesquisa, que vem desvendar um mistério que intrigava os cientistas há mais de 300 anos.

bacteria
E como? As bactérias fazem-no ao transformar o seu corpo numa espécie de lente de máquina fotográfica que consegue focar um spot específico, o que desencadeia movimentos em direcção aos focos de luz.

O investigador principal, Conrad Mullineaux, do Queen Mary University, em Londres, afirmou que «a ideia de que as bactérias conseguem ver tal como nós é entusiasmante».

A equipa baseou o seu estudo na Synechocystis, uma espécie de cianobactéria – microorganismos que se encontram em rochas, líquenes e musgo e que fazem a fotossíntese para captar a energia do sol.

A habilidade para percepcionar a luz é crucial para a sobrevivência destas bactérias, que já andam por cá há mais de dois mil milhões de anos.

De destacar que uma célula Synechocystis é sensivelmente mil milhares de vezes menor que o olho humano.

O estudo foi publicado no jornal eLife e demonstra que a evolução consegue abranger desde os mais ínfimos organismos até aos humanos.

Fonte: http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?id_news=810980

Comente com o facebook



Mais abaixo comente sem ter conta no facebook

Deixe um comentário

XHTML: Você pode usar estas tags html: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Licença Creative Commons
O trabalho Segundo Sol está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-Compartilha-Igual 4.0 Internacional.
A cópia é estimulada desde que seja citada a fonte.

Este blog tem finalidades exclusivamente informativas e exprime as opiniões pessoais e subjetivas do autor.
Este blog não garante a exatidão do conteúdo fornecido nem pode ser considerado responsável por eventuais erros ou inexatidões das informações presentes no blog ou nos links externos. Este blog não é responsável pelos conteúdos inseridos por parte dos internautas na seção "Comentários".
Se em alguma publicação, direitos de autor ou de terceiros forem violados, por favor, contactar com o blog para podermos remover o conteúdo, escrever para: contato@segundo-sol.com informando o link. O conteúdo será prontamente removido.

Liberdade de Expressão
É importante esclarecer que este blog, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal ...
veja mais aqui

Print