Publicado em: dom, out 25th, 2015

Estranho objeto está em rota de colisão com a Terra!

25/10/15 – No dia 13 de novembro de 2015, uma bola de fogo chamará atenção nos céus!

Estranho objeto está em rota de colisão com a Terra

Um objeto classificado como um NEO (Near Earth Object – Objeto Próximo da Terra) vem orbitando o nosso planeta como um satélite já há alguns anos, mas agora os cientistas confirmaram: ele está em rota de colisão com a Terra! Mas calma, nem tudo está perdido! Segundo dados oficiais liberados pela Agência Espacial Europeia (ESA), o diâmetro do objeto é de apenas 1 ou 2 metros, o que representa um risco muito pequeno para a população.

O objeto WT1190F, também conhecido como UDA34A3 ou UW8551D, foi classificado como umsatélite temporário da Terra. Ele completa uma órbita ao redor do nosso planeta a cada 22 dias, e possui uma trajetória muita excêntrica, ou seja, não circular.

Ele foi detectado primeiramente no dia 18 de fevereiro de 2013, mas após algum tempo, desapareceu. No dia 29 de novembro de 2013 ele foi re-encontrado, mas os cientistas o perderam de vista novamente. E agora, no dia 3 de outubro desse ano ele foi detectado novamente. No último dia 9 de outubro (um dia antes da descoberta do Asteroide do Dia das Bruxas), astrônomos o observaram utilizando o Telescópio de 2,2 metros da Universidade do Havaí, e sua entrada na atmosfera da Terra ocorrerá no dia 13 de novembro de 2015, próximo do Sri Lanka, criando um brilho intenso no céu, que poderá ser visto mesmo durante o dia!


Devido a sua baixa densidade, os cientistas acreditam que o possível asteroide pode ser na verdade um pedaço de lixo espacial (tanque de combustível de um foguete ou algo parecido).

Seu brilho varia drasticamente por conta de sua órbita altamente alongada, chegando a magnitude aparente de 16 durante o perigeu (ponto mais próximo com a Terra) e de 23 durante o apogeu (ponto mais distante da Terra). Sua mudança drástica de brilho junto com perturbações gravitacionais que o objeto sofre ao passar próximo da Lua, criou muitas dificuldades para os astrônomos, e eles “sofreram bastante” para determinar sua órbita e prever sua localização.

Apesar de não representar um risco considerável para a população, o objeto WT1190F fará um grande espetáculo. Sua queda está prevista para ocorrer no dia 13 de novembro de 2015, às 06h19 da manhã no Oceano Índico, cerca de 100 km ao sul do Sri Lanka.

Local de queda do objeto WT1190F
Local de queda do objeto WT1190F, caso ele resista a entrada na atmosfera da Terra.
Créditos: divulgação / Maps Google

Durante sua entrada na atmosfera da Terra, ele pode explodir e se desintegrar completamente, ou algum fragmento pode chegar a atingir a superfície. Em ambos os casos, uma grande bola de fogo poderá ser vista nos céus, mesmo durante o dia! Será um verdadeiro espetáculo com hora marcada!

E fiquem ligados! Traremos mais informações a qualquer momento.

Fonte: ESA
Imagens: (capa-ilustração/Alamy) / B. Bolin / R. Jedicke / M. Micheli / divulgação / Maps Google

Fonte: http://www.galeriadometeorito.com/2015/10/objeto-esta-em-rota-de-colisao-com-a-terra.html#.Vi1wUdWrSUk

Comente com o facebook



Mais abaixo comente sem ter conta no facebook

Deixe um comentário

XHTML: Você pode usar estas tags html: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Licença Creative Commons
O trabalho Segundo Sol está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-Compartilha-Igual 4.0 Internacional.
A cópia é estimulada desde que seja citada a fonte.

Este blog tem finalidades exclusivamente informativas e exprime as opiniões pessoais e subjetivas do autor.
Este blog não garante a exatidão do conteúdo fornecido nem pode ser considerado responsável por eventuais erros ou inexatidões das informações presentes no blog ou nos links externos. Este blog não é responsável pelos conteúdos inseridos por parte dos internautas na seção "Comentários".
Se em alguma publicação, direitos de autor ou de terceiros forem violados, por favor, contactar com o blog para podermos remover o conteúdo, escrever para: contato@segundo-sol.com informando o link. O conteúdo será prontamente removido.

Liberdade de Expressão
É importante esclarecer que este blog, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal ...
veja mais aqui

Print