Publicado em: sex, ago 21st, 2015

Sonda captura imagens de explosões em cometa durante aproximação com o Sol

cometa5O cometa Tchouri (apelido para abreviar o nome oficial, 67P/Churyumov-Gerasimenko) chegou ao seu periélio, ponto mais próximo do Sol, nesta quinta-feira. As imagens das explosões ocasionadas pela proximidade com o astro já estão sendo transmitidas pela sonda Rosetta, que está a uma distância de 300 km do cometa.

De acordo com pesquisadores, o momento de aproximação do cometa com o Sol é importante porque pode possibilitar a captura de partículas orgânicas de 4,6 milhões de anos— depositadas no interior do cometa durante a formação do sistema solar— liberadas durante as explosões. Essa é a primeira vez que uma sonda acompanha um cometa até o ponto mais próximo do sol.

Os cometas são formados por um núcleo feito de gelo (além de materiais orgânicos) que com aproximação do sol se transforma em vapor e provoca a emissão de gases.

“Este seria o Santo Graal… ver o interior do cometa”, afirmou Mark McCaughrean, assessor científico da Agência Espacial Europeia (ESA), à AFP. Além das partículas que podem ser coletadas pela sonda, os pesquisadores pretendem analisar as fotos de antes e depois da chegada do cometa ao seu periélio. O conjunto de informações irá contribuir para que os cientistas cheguem a conclusões sobre a composição do cometa.

Além da sonda, outro mecanismo monitora as atividades do Tchouri. O robô Philae estacionou no cometa em novembro de 2014 e restabeleceu o contato somente em junho deste ano, voltando a interromper a comunicação em julho. A expectativa dos cientistas é retomar o contato com o robô quando o cometa se afastar do sol e a sonda Rosetta, que se mantém distante para não se perder na tempestade de poeira e gases, puder chegar mais perto do Tchouri. [Da Agência O Globo]

Fonte: http://blogs.ne10.uol.com.br/mundobit/2015/08/13/sonda-captura-imagens-de-explosoes-em-cometa-durante-aproximacao-com-o-sol/#sthash.8abu2H9I.dpuf

Comente com o facebook



Mais abaixo comente sem ter conta no facebook

Deixe um comentário

XHTML: Você pode usar estas tags html: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Licença Creative Commons
O trabalho Segundo Sol está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-Compartilha-Igual 4.0 Internacional.
A cópia é estimulada desde que seja citada a fonte.

Este blog tem finalidades exclusivamente informativas e exprime as opiniões pessoais e subjetivas do autor.
Este blog não garante a exatidão do conteúdo fornecido nem pode ser considerado responsável por eventuais erros ou inexatidões das informações presentes no blog ou nos links externos. Este blog não é responsável pelos conteúdos inseridos por parte dos internautas na seção "Comentários".
Se em alguma publicação, direitos de autor ou de terceiros forem violados, por favor, contactar com o blog para podermos remover o conteúdo, escrever para: contato@segundo-sol.com informando o link. O conteúdo será prontamente removido.

Liberdade de Expressão
É importante esclarecer que este blog, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal ...
veja mais aqui

Print