Publicações atualizadas em nossa página do FACEBOOK




Publicações do nosso blog

quinta-feira, 20 de agosto de 2015

Pesquisa da Holanda mostra uma diminuição no câncer de pele e em outros tipos de câncer com um aumento na exposição solar diária regular

woman-sunlight-exposureUma pesquisa recente da Holanda afirma que uma mudança da exposição solar diária para uma exposição intermitente tem se correlacionado a um aumento no câncer de pele e isso sugere que a exposição moderada e freqüente seja o melhor conselho para as pessoas que vivem no país. [1] Os pesquisadores também afirmam que a exposição freqüente seja um fator protetor contra câncer colorretal, câncer de próstata, câncer de mama e linfoma não Hodgkin, bem como para a esclerose múltipla e para a síndrome metabólica.

Curiosamente a revista menciona que o ritmo circadiano é afetado pela luz. Ela postula que baixos níveis de luz durante o dia e também altos níveis de luz ao entardecer e durante a noite podem enfraquecer e perturbar o ritmo, o que poderia ser um fator de risco para alguns tipos de câncer e para a síndrome metabólica. Tais idéias foram estudadas anteriormente e indicaram que a ruptura do ritmo circadiano, devido ao trabalho noturno, pode levar a um aumento do risco de câncer de mama e colorretal em mulheres. [2] [3]

Seja qual for a razão, o que também pode estar relacionada com a produção de vitamina D entre os que são regularmente expostos à luz solar, as evidências para os benefícios de saúde da luz solar segura se tornam mais claras a cada dia. Eu opinei que milhões de vidas poderiam ser salvas anualmente pela exposição solar regular, que não queime, para toda a população.

Referências


  1. van der Rhee HJ, Coomans CP, van de Velde P, Coebergh JW, de Vries E. [Illness, health and sunlight]. Ned Tijdschr Geneeskd 2013;157(46)

  2. Davis S, Mirick DK. Circadian disruption, shift work and the risk of cancer: a summary of the evidence and studies in Seattle. Cancer Causes Control 2006;17:539-45.

  3. Reparto di Chirurgia Generale A/D, Policlinico Sant’Andrea, Sapienza Università di Roma. [Night work as a possible risk factor for breast cancer in nurses. Correlation between the onset of tumors and alterations in blood melatonin levels]. Prof Inferm. 2007;60:89-93.


Tradução Vitamina D – Brasil

Fonte Sunlight Institute


EmoticonEmoticon