Publicado em: dom, maio 17th, 2015

Técnica inovadora transforma qualquer tipo de sangue em universal

1231893430988639633O sangue humano do tipo O, também chamado de “doador universal”, é assimilável por qualquer organismo. E uma nova pesquisa científica está muito próxima de chegar a esse tipo sanguíneo, a partir de qualquer outro, graças a uma enzima de laboratório Trata-se do trabalho de pesquisadores da Universidade de British Columbia, que desenvolveram uma técnica baseada na utilização de uma enzima especial para transformar os sangues de tipo A e B em O.
A maior diferença para a compatibilidade universal dos sangues de tipo A e B em relação ao O é que os primeiros possuem uma molécula adicional de açúcar, ligada aos glóbulos vermelhos. Embora superficialmente possa parecer um detalhe, a verdade é que, se um indivíduo de sangue O recebe uma doação de sangue A, seu sistema imunológico se comportará como se fosse uma ameaça, atacando-o e gerando, muitas vezes, consequências fatais.
Através das pesquisas, os cientistas conseguiram desenvolver uma enzima especial, criada a partir de uma bactéria, que foi modificada até se tornar mais poderosa. Após cinco gerações, foi possível criar uma bactéria eficaz o suficiente para eliminar praticamente qualquer rastro da molécula de açúcar no sangue.
Até o momento, os resultados ainda não estão totalmente satisfatórios, e a pesquisa continuará em desenvolvimento para se chegar a uma enzima adequada, que possa transformar os sangues de tipo A e B em doadores universais do tipo O sem trazer riscos. Chegado o momento, qualquer pessoa poderá receber uma transfusão de sangue sem importar o seu tipo – um avanço essencial para a saúde humana.

Fonte: http://es.gizmodo.com/una-nueva-tecnica-logra-convertir-cualquier-tipo-de-san-1701297789
Tradução: http://seuhistory.com/noticias/tecnica-inovadora-transforma-qualquer-tipo-de-sangue-em-universal

Comente com o facebook



Mais abaixo comente sem ter conta no facebook

Deixe um comentário

XHTML: Você pode usar estas tags html: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Licença Creative Commons
O trabalho Segundo Sol está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-Compartilha-Igual 4.0 Internacional.
A cópia é estimulada desde que seja citada a fonte.

Este blog tem finalidades exclusivamente informativas e exprime as opiniões pessoais e subjetivas do autor.
Este blog não garante a exatidão do conteúdo fornecido nem pode ser considerado responsável por eventuais erros ou inexatidões das informações presentes no blog ou nos links externos. Este blog não é responsável pelos conteúdos inseridos por parte dos internautas na seção "Comentários".
Se em alguma publicação, direitos de autor ou de terceiros forem violados, por favor, contactar com o blog para podermos remover o conteúdo, escrever para: contato@segundo-sol.com informando o link. O conteúdo será prontamente removido.

Liberdade de Expressão
É importante esclarecer que este blog, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal ...
veja mais aqui

Print