Publicado em: sex, fev 6th, 2015

Mistério: budistas dizem que monge mumificado não está morto

Um monge que foi encontrado mumificado na posição de lótus na Mongólia no fim de janeiro “não está morto” e sim em um “profundo estado meditativo”, afirmam especialistas budistas ouvidos pelo jornal “The Siberian Times”.mumia-monge-1422557435519_300x300

Quando o corpo foi descoberto, peritos avaliaram que ele teria cerca de 200 anos e havia sido preservado em peles de animais.

Mas o monge Barry Kerzin, que é médico do dalai lama, disse ao jornal mongol que o monge está num estado espiritual muito especial conhecido como “tukdam”.

“Tive o privilégio de cuidar de alguns meditadores que estavam no estado de tukdam”, afirmou. “Se a pessoa consegue ficar nesse estado por mais de três semanas — o que raramente acontece — seu corpo começa a a encolher e no final o que sobra são os cabelos, as unhas e as roupas.”

“Nesse caso, um arco-íris aparece no céu por vários dias. Isso significa que alguém encontrou um ‘corpo do arco-íris’. É o estágio mais alto antes do Buda”, acrescentou o médico.

Segundo Ganhugiyn Purevbata, fundador do Instituto Mongol de Arte Budista da Universidade Budista de Ulan Bator, “o lama está sentado na posição de lótus vajra, com a mão esquerda aberta e a mão direita simbolizando o ensinamento do sutra”.

“Este é um sinal de que o lama não está morto, mas em um estato meditativo muito profundo, de acordo com a tradição antiga dos lamas budistas”, acrescentou.

Outros especulam que a múmia seja um professor do lama Dashi-Dorzho Itigilov, nascido em 1852.

Morto ou não, o corpo mumificado ainda está cercado por mais mistérios.

A polícia anunciou que o monge foi roubado de uma caverna na região de Kobdsk por um homem que então o escondeu em sua casa com o objetivo de vendê-lo no mercado negro.

A múmia está em poder do Centro Nacional de Pesquisa Forense em Ulan Bator, a capital mongol.

Fonte: http://noticias.uol.com.br/internacional/ultimas-noticias/2015/02/05/misterio-budistas-dizem-que-monge-mumificado-nao-esta-morto.htm

Comente com o facebook



Mais abaixo comente sem ter conta no facebook

Deixe um comentário

XHTML: Você pode usar estas tags html: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Licença Creative Commons
O trabalho Segundo Sol está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-Compartilha-Igual 4.0 Internacional.
A cópia é estimulada desde que seja citada a fonte.

Este blog tem finalidades exclusivamente informativas e exprime as opiniões pessoais e subjetivas do autor.
Este blog não garante a exatidão do conteúdo fornecido nem pode ser considerado responsável por eventuais erros ou inexatidões das informações presentes no blog ou nos links externos. Este blog não é responsável pelos conteúdos inseridos por parte dos internautas na seção "Comentários".
Se em alguma publicação, direitos de autor ou de terceiros forem violados, por favor, contactar com o blog para podermos remover o conteúdo, escrever para: contato@segundo-sol.com informando o link. O conteúdo será prontamente removido.

Liberdade de Expressão
É importante esclarecer que este blog, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal ...
veja mais aqui

Print