Publicado em: seg, fev 9th, 2015

Filamento gigantesco chama a atenção nas imagens do Sol

Um gigantesco filamento se formou recentemente na cromosfera solar e vem chamando bastante a atenção dos observadores. A feição tem cerca de 700 mil km de comprimento e é uma das maiores já vistas nos últimos quatro anos.

sol_enorme_cicatriz_20150209-113833
Clique para ampliar
Enquanto as manchas solares podem ser facilmente observadas com auxílio de óculos de proteção, algumas feições dominantes da estrela só se tornam visíveis quando olhadas através de equipamentos especiais.

Na imagem acima, registrada através de telescópio h-alpha instalado no observatório solar Apolo11, em São Paulo, vemos uma dessas feições totalmente invisíveis a olho nu, mas que está chamando bastante a atenção dos pesquisadores.

Trata-se de um dos mais longos filamentos solares já observados nos últimos quatro anos e que praticamente corta a metade do disco solar. Seu tamanho estimado é de 700 mil km, quase o dobro da distância entre a Terra e a Lua.

Os filamentos são estruturas muito densas, longas e finas formadas por gases ionizados que se aglutinam acima da cromosfera, ao redor de algumas linhas dominantes do fluxo magnético do Sol.

Essas regiões gasosas são mais frias que o plasma da vizinhança e são mantidas no lugar pela força do intenso campo magnético. Por serem mais frios que as regiões vizinhas os filamentos aparecem nas imagens h-alpha como traços mais escuros. Para facilitar a observação, a cena registrada apresenta as cores invertidas, realçando os detalhes mais tênues.

Se pudéssemos observar os filamentos mais de perto, veríamos que sua aparência se assemelha a uma longa cordilheira, com grandes variações de altura. Alguns cumes podem ultrapassar 100 mil km de altitude.

Quando estão na borda do Sol, do ponto de vista da Terra os filamento parecem muito brilhantes, pois contrastam com o escuro do espaço. Nesta condição eles recebem outro nome passam a ser chamado de proeminências.

Fonte: http://www.apolo11.com/spacenews.php?titulo=Filamento_gigantesco

 

Comente com o facebook



Mais abaixo comente sem ter conta no facebook

Deixe um comentário

XHTML: Você pode usar estas tags html: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Licença Creative Commons
O trabalho Segundo Sol está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-Compartilha-Igual 4.0 Internacional.
A cópia é estimulada desde que seja citada a fonte.

Este blog tem finalidades exclusivamente informativas e exprime as opiniões pessoais e subjetivas do autor.
Este blog não garante a exatidão do conteúdo fornecido nem pode ser considerado responsável por eventuais erros ou inexatidões das informações presentes no blog ou nos links externos. Este blog não é responsável pelos conteúdos inseridos por parte dos internautas na seção "Comentários".
Se em alguma publicação, direitos de autor ou de terceiros forem violados, por favor, contactar com o blog para podermos remover o conteúdo, escrever para: contato@segundo-sol.com informando o link. O conteúdo será prontamente removido.

Liberdade de Expressão
É importante esclarecer que este blog, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal ...
veja mais aqui

Print