Publicado em: qui, fev 12th, 2015

Alerta! Região da África tem surto de peste negra

4ujchqcirl_5u8wyowncd_fileA população da ilha de Madagascar, costa sudeste da África, está em alerta com um surto de peste negra. Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), no último ano, mais de 119 casos foram confirmados, sendo que desses, 40 mortes foram registradas. As autoridades locais temem que os números aumentem em pouco tempo. Em 2013, foram registrados 783 casos no mundo todo, com 126 mortes contabilizadas.

Margaret Chan, diretora geral da OMS, afirma que a praga é causada pela bactéria Yersina pestis, encontrada em ratos e transmitida pelas pulgas.

— Enchentes recentes deslocaram milhares de pessoas e um número inimaginável de ratos, o que levou a peste a se alastrar.

De acordo com a OMS, o surto que começou em novembro de 2014 tem dimensões assustadoras. A organização informa que as pulgas que transmitem a doença de ratos para humanos desenvolveram resistência ao inseticida.

Entenda a doença

A peste bubônica é uma doença do século 14, que matou cerca de 50 milhões de pessoas. A infecção se dá na transmissão de ratos para humanos, por meio da mordida de uma pulga infectada. A doença poderá ser ainda mais grave caso a bactéria chegue ao pulmão. A doença pode ser transmitida de humano para humano por meio de tosse e inalação da bactéria.

De acordo com a OMS, a peste negra pode ser tratada com sucesso se diagnosticada precocemente. Se não tratada, pode matar entre 30% e 40% dos infectados. Já a pneumônica tem maiores riscos, segundo a OMS, o paciente pode morrer 24 horas após contrair a doença.

Fonte: http://noticias.r7.com/saude/alerta-regiao-da-africa-tem-surto-de-peste-negra-10022015

Comente com o facebook



Mais abaixo comente sem ter conta no facebook

Deixe um comentário

XHTML: Você pode usar estas tags html: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Licença Creative Commons
O trabalho Segundo Sol está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-Compartilha-Igual 4.0 Internacional.
A cópia é estimulada desde que seja citada a fonte.

Este blog tem finalidades exclusivamente informativas e exprime as opiniões pessoais e subjetivas do autor.
Este blog não garante a exatidão do conteúdo fornecido nem pode ser considerado responsável por eventuais erros ou inexatidões das informações presentes no blog ou nos links externos. Este blog não é responsável pelos conteúdos inseridos por parte dos internautas na seção "Comentários".
Se em alguma publicação, direitos de autor ou de terceiros forem violados, por favor, contactar com o blog para podermos remover o conteúdo, escrever para: contato@segundo-sol.com informando o link. O conteúdo será prontamente removido.

Liberdade de Expressão
É importante esclarecer que este blog, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal ...
veja mais aqui

Print