Publicado em: seg, out 6th, 2014

Tufão Phanfone deixa mortos e desaparecidos no Japão

000_ts-hkg10103457Pelo menos sete pessoas morreram ou estão desaparecidas no país.
Entre as vítimas estão três militares americanos; feridos são quase 60.

O tufão Phanfone atingiu nesta segunda-feira (6) o centro do Japão e, em sua passagem, deixou sete mortos e desaparecidos, incluindo três militares americanos, e quase 60 feridos.

Com ventos de 180 km/h, ondas gigantescas e chuvas torrenciais, o 18º tufão da temporada atingiu no início da manhã a principal ilha do arquipélago nipônico, Honshu, 200 km ao sudoeste da capital, segundo a Agência Nacional de Meteorologia.

Ao meio-dia o tufão atingiu Tóquio, com uma velocidade de 65 km/h. A passagem do fenômeno pela capital foi precedida por fortes chuvas, mas a situação rapidamente voltou à normalidade na cidade.

Ventos de até 198 km/h provocaram o cancelamento de 608 volos. No domingo também foram suspensos os trabalhos de resgate no Monte Ontake (centro do Japão), uma semana depois da súbita erupção vulcânica que deixou pelo menos 51 mortos.

O tufão também afetou no domingo o Grande Prêmio do Japão de Fórmula 1 em Suzuka.

Antes do ciclone tropical atingir a região central do Japão, boa parte do país registrou tempestades durante o fim de semana, o que provocou temores de uma nova catástrofe.

A Agência Meteorológica emitiu alertas especiais ante o risco de deslizamentos de terra, inundações e ondas gigantes, principalmente no centro e oeste do Japão.

O tráfego rodoviário e ferroviário foi prejudicado e várias escolas permaneceram fechadas.

As autoridades recomendaram que centenas de milhares de pessoas abandonassem suas casas, mas poucas atenderam o conselho.

Em Shizuoka, o tufão afetou 1,7 milhão de pessoas e mais de 50.000 receberam ordem para abandonar suas residências.

A produção automotiva também foi prejudicada. As montadoras Toyota e Nissam interromperam as operações durante a manhã.

Três militares americanos foram arrastados na tarde de domingo na ilha de Okinawa (sul).

‘Estavam tirando fotos das ondas gigantescas’, disse um porta-voz da polícia.

O corpo de um deles foi recuperado, mas os outros dois continuam desaparecidos. O policial não soube informar se os militares estavam em missão na ilha, onde vivem muitos dos 47.000 soldados americanos mobilizados no Japão.

Um surfista de 21 anos desapareceu na região de Fujisawa, ao sudoeste de Tóquio.

Pelo menos 20 pessoas ficaram feridas em todo o país, segundo o canal público NHK.

O tufão deve seguir para Fukushima (nordeste), onde a operadora da central nuclear que sofreu um grave acidente no tsunami de 2011 estava em alerta máximo.

A Tokyo Electric Power (Tepco) suspendeu todas as operações e realizava testes na central, que conserva água contaminada.

Nos últimos três meses mais de 150 japoneses morreram em desastres naturais: ciclones tropicais no sudoeste (Halong e Neoguri), trágicos deslizamentos de terra em Hiroshima em agosto (72 mortos) e a erupção do Monte Ontake (51 mortos).

Fonte: http://g1.globo.com/mundo/noticia/2014/10/tufao-phanfone-deixa-mortos-e-desaparecidos-no-japao.html

Comente com o facebook



Mais abaixo comente sem ter conta no facebook

Deixe um comentário

XHTML: Você pode usar estas tags html: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Licença Creative Commons
O trabalho Segundo Sol está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-Compartilha-Igual 4.0 Internacional.
A cópia é estimulada desde que seja citada a fonte.

Este blog tem finalidades exclusivamente informativas e exprime as opiniões pessoais e subjetivas do autor.
Este blog não garante a exatidão do conteúdo fornecido nem pode ser considerado responsável por eventuais erros ou inexatidões das informações presentes no blog ou nos links externos. Este blog não é responsável pelos conteúdos inseridos por parte dos internautas na seção "Comentários".
Se em alguma publicação, direitos de autor ou de terceiros forem violados, por favor, contactar com o blog para podermos remover o conteúdo, escrever para: contato@segundo-sol.com informando o link. O conteúdo será prontamente removido.

Liberdade de Expressão
É importante esclarecer que este blog, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal ...
veja mais aqui

Print