Publicações atualizadas em nossa página do FACEBOOK




Publicações do nosso blog

segunda-feira, 6 de outubro de 2014

Tem a Terra outra lua? Detectado um asteróide que orbita em torno do nosso planeta

9a84980f052b6b01ec12514dccb2e8be_articleA Lua, que acompanhou a Terra durante quatro mil milhões de anos, pode não ser o único satélite natural do planeta. Os astrónomos detectaram um objeto próximo da Terra que também leva um ano para orbitar o Sol


É um asteróide chamado "2014 OL339 ', entre 90 e 200 metros de diâmetro, orbitando o Sol, mas está perto da Terra o suficiente para se parecer com seu satélite.


O objeto foi descoberto acidentalmente pelo astrónomo Farid Char, da Universidade de Antofagasta Chile, em 29 de julho, e estudado pelos irmãos Carlos e Raul Marcos da Fonte, da Universidade Complutense de Madrid, Espanha. revista 'New Scientist' relatou que o nosso "novo parceiro viagem ao redor do sol "orbitou em torno da Terra por cerca de 775 anos e continuará por mais 165 anos.


 OL339 O 2014 tem uma órbita elíptica e leva cerca de 364,92 dias para orbitar em torno da nossa estrela, o que significa que o asteróide e a Terra estão em 'órbitas ressonantes', escreveu o jornal 'The Daily Mail' .


 Este fenómeno ocorre quando dois corpos em órbita exercem uma influência gravitacional sobre o outro porque suas órbitas estão intimamente relacionadas.


O asteróide orbita o Sol num período semelhante ao da Terra, mas a gravidade do nosso planeta empurra-o para uma oscilação excêntrica, o que faz parecer que o asteróide faz um círculo de volta ao redor do planeta.


Potentes telescópios da Terra, permitem observar OL339 2014 parece encontrar em órbita ao redor de nosso planeta movendo-se para trás em relação às estrelas.


A maioria dos planetas e até mesmo alguns grandes asteróides são acompanhados por cuasisatélites deste tipo. De acordo com o 'New Scientist', a Terra tem quatro cuasisatélites catalogados até agora e também tem numerosos asteróide 'minilunas' de poucos metros de diâmetro, que são afetados pela atração gravitacional da Terra e orbitam o planeta, mas por um período de tempo muito mais curto.




Fonte: RT

via: http://ultimas-curiosidades.blogspot.com.br/2014/10/tem-terra-outra-lua-detectado-um.html


EmoticonEmoticon