Publicado em: dom, out 19th, 2014

Nova bateria revolucionária pode ser carregada em 2 minutos e durar 20 anos

bateria-revolucionaria-celular-noticias-seu-historyUma nova bateria de íons de lítio promete revolucionar a recarga de celulares, notebooks, tablets e até de carros elétricos. A novidade, desenvolvida por pesquisadores da Universidade Tecnológica de Nanyang, em Cingapura, além de tudo é barata e teria uma vida útil de 10 mil ciclos de recarga, o equivalente a 20 anos – as baterias atuais oferecem em torno de 500 ciclos, ou seja, de dois a três anos.

Fora estas vantagens, há ainda a questão da eficiência da bateria, que poderia recarregar um celular em minutos. Em vez das duas horas tradicionais, o telefone poderia ser carregado em apenas dois minutos. É o tempo de ir no banheiro e sair! Além de celulares, esta bateria também seria muito útil para veículos elétricos, que poderiam ser recarregados em questão de minutos – mais rápido do que encher o tanque do carro.

A descoberta ocorreu por conta da substituição do grafite tradicional das baterias de íons de lítio por um material de gel composto por nanotubos de dióxido de titânio, que aceleram a velocidade com que os elétrons e íons são transferidos dentro e fora das baterias, o que torna o carregamento extremamente rápido. A expectativa dos pesquisadores é de que esta nova bateria esteja no mercado dentro de dois anos.

Fontes:

Universidade Tecnológica de Nanyang

Science Alert

via: http://www.seuhistory.com/noticias/nova-bateria-revolucionaria-pode-ser-carregada-em-2-minutos-e-durar-20-anos

Comente com o facebook



Mais abaixo comente sem ter conta no facebook

Deixe um comentário

XHTML: Você pode usar estas tags html: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Licença Creative Commons
O trabalho Segundo Sol está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-Compartilha-Igual 4.0 Internacional.
A cópia é estimulada desde que seja citada a fonte.

Este blog tem finalidades exclusivamente informativas e exprime as opiniões pessoais e subjetivas do autor.
Este blog não garante a exatidão do conteúdo fornecido nem pode ser considerado responsável por eventuais erros ou inexatidões das informações presentes no blog ou nos links externos. Este blog não é responsável pelos conteúdos inseridos por parte dos internautas na seção "Comentários".
Se em alguma publicação, direitos de autor ou de terceiros forem violados, por favor, contactar com o blog para podermos remover o conteúdo, escrever para: contato@segundo-sol.com informando o link. O conteúdo será prontamente removido.

Liberdade de Expressão
É importante esclarecer que este blog, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal ...
veja mais aqui

Print