Publicado em: ter, set 30th, 2014

Mais da metade dos animais desapareceram da Terra nos últimos 40 anos

9per_rossiya_18A população mundial de animais vertebrados reduziu-se em 52%, informa a nova versão do relatório bienal “Planeta Vivo”, do Fundo de Natureza Selvagem (WWF). A pesquisa, que abrange os 40 anos entre 1970 e 2010, baseou-se sobre os dados de mais de três mil espécies.

De acordo com o documento, publicado no site do WWF, as espécies de água doce sofreram a maior dizimação, sendo 76% menos do que em 1970. As espécies marítimas e terrestres se igualam nesta triste estatística, com 39%.

Já em termos de territórios, a América do Sul sofreu a maior redução de biodiversidade, perdendo 83% das espécies existentes. A região da Ásia-Pacífico perdeu 67% das suas espécies. E a Rússia, Europa e África do Norte têm 30% de menos.

Segundo os autores do documento, a redução drástica da biodiversidade deve-se às taxas de produção, que superam a capacidade do nosso planeta de reproduzir os seus recursos. O WWF chamou este critério de “trilha ecológica”, afirmando que com a produção que temos, precisamos da Terra que habitamos e mais a metade dela.

No entanto, quem cresceu é a população humana. Em 1970, eram 3,7 bilhões as pessoas que viviam no nosso globo, e em 2010, este número se aproximava aos sete bilhões.
Anteriormente neste ano, peritos do mundo inteiro advertiam sobre uma crise ecológica de maior escala ainda, que abrange o largo período de 500 anos, começando no início do século XVI.

Leia mais: http://portuguese.ruvr.ru/news/2014_09_30/Mais-da-metade-dos-...

Comente com o facebook



Mais abaixo comente sem ter conta no facebook

Deixe um comentário

XHTML: Você pode usar estas tags html: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Licença Creative Commons
O trabalho Segundo Sol está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-Compartilha-Igual 4.0 Internacional.
A cópia é estimulada desde que seja citada a fonte.

Este blog tem finalidades exclusivamente informativas e exprime as opiniões pessoais e subjetivas do autor.
Este blog não garante a exatidão do conteúdo fornecido nem pode ser considerado responsável por eventuais erros ou inexatidões das informações presentes no blog ou nos links externos. Este blog não é responsável pelos conteúdos inseridos por parte dos internautas na seção "Comentários".
Se em alguma publicação, direitos de autor ou de terceiros forem violados, por favor, contactar com o blog para podermos remover o conteúdo, escrever para: contato@segundo-sol.com informando o link. O conteúdo será prontamente removido.

Liberdade de Expressão
É importante esclarecer que este blog, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal ...
veja mais aqui

Print