Publicado em: ter, set 30th, 2014

Estado dos EUA está afundando e deverá sumir do mapa em 2100, alertam especialistas

Olousiana-eua-afundando-agua-noticias-hoje-na-historia-history-channel-3 estado da Luisiana, nos EUA, está, literalmente, afundando. De acordo com um estudo científico, nos últimos 80 anos, mais de 5 mil km² de superfície da região foram para debaixo d’água. Assim, aos poucos, a Luisiana está sendo coberta pelas águas do Golfo do México, e, segundo o cálculo de especialistas norte-americanos, no ano de 2100, Nova Orleans estará completamente submersa. Entre as múltiplas causas, foram considerados a mudança climática e o fator humano.

 

Tudo teria começado com um golpe retumbante no ecossistema local, quando, em 1927, foi iniciada uma campanha de construção de represas para reter a água e evitar os constantes transbordamentos do rio Mississípi. Enquanto que, por um lado, os diques cumpriram sua função, por outro impediram o fluxo contínuo dos sedimentos arrastados pelo rio, que permitiam a formação do solo da linha costeira, graças à ancoragem de raízes de plantas da região. Além disso, o degelo em escala global elevou gradualmente o nível dos mares em 3.2mm a cada ano. O caso da Luisiana, por sua vez, é particularmente mais grave, pois em torno da Grand Isle, a ilha que funciona como uma barreira no Golfo do México, o nível marítimo está subindo 9.2 mm anualmente.

Enquanto isso, as atividades industriais da região transformaram a região, ao longo do século XX, em um grande centro nacional de extração petrolífera. Dessa forma, os alicerces naturais da superfície terrestre foram minados, e os pântanos locais destruídos, resultando em um afundamento gradual das terras.

Fonte: RT

via: http://www.seuhistory.com/noticias/estado-dos-eua-esta-afundando-e...

Comente com o facebook



Mais abaixo comente sem ter conta no facebook

Deixe um comentário

XHTML: Você pode usar estas tags html: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Licença Creative Commons
O trabalho Segundo Sol está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-Compartilha-Igual 4.0 Internacional.
A cópia é estimulada desde que seja citada a fonte.

Este blog tem finalidades exclusivamente informativas e exprime as opiniões pessoais e subjetivas do autor.
Este blog não garante a exatidão do conteúdo fornecido nem pode ser considerado responsável por eventuais erros ou inexatidões das informações presentes no blog ou nos links externos. Este blog não é responsável pelos conteúdos inseridos por parte dos internautas na seção "Comentários".
Se em alguma publicação, direitos de autor ou de terceiros forem violados, por favor, contactar com o blog para podermos remover o conteúdo, escrever para: contato@segundo-sol.com informando o link. O conteúdo será prontamente removido.

Liberdade de Expressão
É importante esclarecer que este blog, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal ...
veja mais aqui

Print