Publicado em: qua, set 17th, 2014

Dezenas de Crianças Mortas Após Serem Injetadas com a Vacina Contra o Sarampo na Síria

INJECTION_3040795bPrograma da Organização Mundial de Saúde (OMS) está suspenso após relatos de que até 36 crianças morreram após receber a vacina

Relatos de pelo menos 36 crianças mortas de forma excruciante ontem à noite depois de receber vacinas contra o sarampo contaminadas sob um programa patrocinado pela ONU na área controlada pelos rebeldes no norte da Síria.

O programa foi suspenso em meio a rumores de sabotagem de um esforço internacional para garantir que a brutal guerra civil não resultasse em um surto de sarampo.

Os médicos das clínicas nas cidades de Jirjanaz e Maaret al-Nouman na província de Idlib disseram que as crianças começaram a adoecer logo após as doses terem sido administradas.

Haviam conflitantes números de mortos e feridos na noite passada conforme uma maré de tristeza varria a linha de frente dos assentamentos rurais.

As organizações de ajuda perto da fronteira da Turquia disseram que a perda de vidas foi extensa, com pelo menos 36 mortes, além de mais de uma dúzia de outras crianças em estado grave.

É muito ruim. Os números de mortos que estamos recebendo entra na casa dos 30. As crianças estão morrendo muito rapidamente“, disse Daher Zidan, o coordenador da caridade médica, Uossm. “Achamos que vai piorar.

A coalizão de oposição síria, que controla a área da província de Idlib e tem gerido o programa, disse que interrompeu de imediato o projeto de imunização.

O Ministério da Saúde do governo interino sírio instruiu uma pausa para o segundo turno da campanha de vacinação contra o sarampo, que iniciou na segunda-feira… após vários mortos e feridos entre crianças em centros de vacinação na zona rural de Idlib“, disse um comunicado.

Especialistas médicos disseram que um lote contaminado da vacina foi a explicação mais plausível para o incidente.

No qual tinha sido um avanço esperançoso raro, a Organização Mundial de Saúde (OMS) lançou a campanha de vacinação para garantir que 1,6 milhões de crianças recebessem a proteção contra o sarampo este verão.

A OMS disse que era urgente a verificação dos relatos e não poderia confirmar o número de vítimas. Outros bem acompanhados grupos de monitoramento da Síria disseram que houve mortes.

Pelo menos cinco crianças morreram e outras 50 estão sofrendo de envenenamento ou reações alérgicas após a vacinação contra o sarampo em Jirjanaz, na província de Idlib“, disse o Observatório Sírio para os Direitos Humanos.

Muitos simpatizantes da oposição liberaram imagens de crianças morrendo em sites de mídia social, sugerindo que a vacina foi adulterada com cianeto, possivelmente por agentes do regime para minar a confiança na oposição.

Mohammad Mowas, um médico sírio que está trabalhando na Turquia, disse que os sintomas relatados foram uma desaceleração gradual do ritmo cardíaco,  visto que as crianças ficaram azuis e eram compatíveis com o envenenamento por cianeto. “Isto parece uma tentativa deliberada para parar as vacinas“, disse ele.

Temores de que o número de mortos ainda possa subir circularam além do exílio da comunidade médica na noite passada.

Cada frasco da vacina contém 40 doses e os médicos acreditam que dois frascos eram suspeitos.

A organização de caridade Save the Children disse que estava “estarrecida e profundamente entristecida” com as mortes.

Ela disse em um comunicado: “A Save the Children está consternada e profundamente triste com a notícia da morte de várias crianças e a hospitalização de muitos mais após receberem as vacinas contra o sarampo no norte da Síria hoje cedo.

“As autoridades locais iniciaram uma investigação. Está claro que algo deu muito errado e a Save the Children irá ajudar as autoridades de qualquer maneira que pudermos para ajudar a descobrir o que aconteceu.”

Fonte: http://www.telegraph.co.uk/news/worldnews/middleeast/syria/...
via: http://www.noticiasnaturais.com/2014/09/dezenas-de-criancas-mortas...

Comente com o facebook



Mais abaixo comente sem ter conta no facebook

Deixe um comentário

XHTML: Você pode usar estas tags html: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Licença Creative Commons
O trabalho Segundo Sol está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-Compartilha-Igual 4.0 Internacional.
A cópia é estimulada desde que seja citada a fonte.

Este blog tem finalidades exclusivamente informativas e exprime as opiniões pessoais e subjetivas do autor.
Este blog não garante a exatidão do conteúdo fornecido nem pode ser considerado responsável por eventuais erros ou inexatidões das informações presentes no blog ou nos links externos. Este blog não é responsável pelos conteúdos inseridos por parte dos internautas na seção "Comentários".
Se em alguma publicação, direitos de autor ou de terceiros forem violados, por favor, contactar com o blog para podermos remover o conteúdo, escrever para: contato@segundo-sol.com informando o link. O conteúdo será prontamente removido.

Liberdade de Expressão
É importante esclarecer que este blog, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal ...
veja mais aqui

Print