Publicado em: sáb, set 6th, 2014

Comunidade rural havaiana em alerta devido a erupção no vulcão Kilauea

Kilauea 20140905O Observatório Vulcanológico Havaiano (HVO) emitiu um alerta para a comunidade rural de Kaohe Homesteads, Ilha Grande do Havai, que se encontra localizada no caminho de uma escoada lávica que tem estado a ser emitida por uma cratera localizada a nordeste da cratera Pu’u O’o, vulcão Kilauea. De acordo com os cientistas do observatório, a escoada lávica 27 de Junho, assim designada devido ao facto de se ter iniciado naquele dia, tem estado a progredir a uma velocidade média de cerca de 250 metros por dia desde 10 de Julho, e se assim continuar a avançar através de fissuras, poderá atingir a comunidade dentro de 5 a 7 dias. As autoridades declararam estado de emergência, para que os residentes se possam preparar para uma possível evacuação segura.

Segundo Jim Kauahikaua, um dos cientistas responsáveis pela monitorização da escoada lávica 27 de Junho, a progressão de uma escoada lávica pode ser bastante complexa, dependendo de diversos factores tais como o volume de lava emitida e se o seu avanço se faz à superfície ou através de fissuras, ou até mesmo a topografia.

As autoridades de Protecção Civil reuniram durante o mês de Agosto com os membros da comunidade de modo a informar o estado de progressão da escoada lávica e discutir planos de evacuação.

O Vulcão Kilauea é um dos vulcões mais activos do mundo, estando em actividade eruptiva contínua desde 1983.

Fonte: http://www.cvarg.azores.gov.pt/noticias/Paginas/20140905-Kilauea.aspx

Comente com o facebook



Mais abaixo comente sem ter conta no facebook

Deixe um comentário

XHTML: Você pode usar estas tags html: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Licença Creative Commons
O trabalho Segundo Sol está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-Compartilha-Igual 4.0 Internacional.
A cópia é estimulada desde que seja citada a fonte.

Este blog tem finalidades exclusivamente informativas e exprime as opiniões pessoais e subjetivas do autor.
Este blog não garante a exatidão do conteúdo fornecido nem pode ser considerado responsável por eventuais erros ou inexatidões das informações presentes no blog ou nos links externos. Este blog não é responsável pelos conteúdos inseridos por parte dos internautas na seção "Comentários".
Se em alguma publicação, direitos de autor ou de terceiros forem violados, por favor, contactar com o blog para podermos remover o conteúdo, escrever para: contato@segundo-sol.com informando o link. O conteúdo será prontamente removido.

Liberdade de Expressão
É importante esclarecer que este blog, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal ...
veja mais aqui

Print