Publicado em: sex, set 12th, 2014

Com estrutura que lembra um labirinto, cidade subterrânea na Turquia ainda é um mistério para o mundo

derinkuyu3A Capadócia, na Turquia, é famosa por sua beleza incomum e relíquias históricas, mas hoje você conhecerá um lado dessa região que ficou por muito tempo guardado como um segredo. A cidade subterrânea de Derinkuyu, na província de Nevþehir, área central do país, foi construída a 85 metros de profundidade e possui oito quilômetros de comprimento. O que a diferenciava de uma simples caverna é que foram criadas condições para que as famílias pudessem viver e trabalhar lá, como casas, lojas de alimentos, estábulos, sistema de ventilação e poços de água, por exemplo.

Construída no século VII a.C., a cidade abrigou cerca de 20 mil habitantes que aparentemente fugiam de guerras e invasões. Por isso, sua configuração remete a um grande labirinto, feito exatamente para confundir os inimigos. Escavada em rocha vulcânica com um estilo bastante rudimentar, o local tinha sistemas engenhosos para bloquear a entrada de intrusos, como portas esculpidas em rochas muito resistentes e pesadas.

Outra possibilidade é de que o ponto subterrâneo também tenha servido como abrigo contra alguma era glacial, pois sua temperatura sempre gira em torno de 13°C, não importando o clima na superfície. Independente do motivo de sua criação, desde 1965 a paisagem passou a encantar visitantes do mundo todo, que podem conhecer cerca de 10% de Derinkuyu. Se o interesse por esses locais for grande, a Capadócia tem ainda cerca de 30 regiões subterrâneas já conhecidas.

Derinkuyu (Foto: Reprodução/Nômades Digitais)
Derinkuyu (Foto: Reprodução/Nômades Digitais)
Derinkuyu (Foto: Reprodução/Nômades Digitais)
Derinkuyu (Foto: Creative Commons)
Derinkuyu (Foto: Flickr/Astique)
Derinkuyu (Foto: Creative Commons)

Fonte: http://revistacasaejardim.globo.com/Casa-e-Jardim/Mundo/noticia/2014/08/cidade-subterranea-na-turquia.html

Comente com o facebook



Mais abaixo comente sem ter conta no facebook

Deixe um comentário

XHTML: Você pode usar estas tags html: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Licença Creative Commons
O trabalho Segundo Sol está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-Compartilha-Igual 4.0 Internacional.
A cópia é estimulada desde que seja citada a fonte.

Este blog tem finalidades exclusivamente informativas e exprime as opiniões pessoais e subjetivas do autor.
Este blog não garante a exatidão do conteúdo fornecido nem pode ser considerado responsável por eventuais erros ou inexatidões das informações presentes no blog ou nos links externos. Este blog não é responsável pelos conteúdos inseridos por parte dos internautas na seção "Comentários".
Se em alguma publicação, direitos de autor ou de terceiros forem violados, por favor, contactar com o blog para podermos remover o conteúdo, escrever para: contato@segundo-sol.com informando o link. O conteúdo será prontamente removido.

Liberdade de Expressão
É importante esclarecer que este blog, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal ...
veja mais aqui

Print