Publicado em: seg, set 29th, 2014

Alerta mundial: neve negra avança na Groelândia e ameaça o ecossistema planetário

Neste ano, o gelo da Groelândia está mais escuro do que nunca. É por isso que Jason Box, um cientista do Serviço Geológico da Dinamarca e Groelândia, tenta explicar o motivo desse fenômeno, que está acelerando o desaparecineve-negra-noticias-history-channelmento das geleiras do hemisfério norte.

Entre as várias especulações, uma explicação mais provável relaciona o fenômeno às condições climáticas peculiares deste ano: o número de tempestades de neve foi sensivelmente menor, os ventos trouxeram muita poeira e os incêndios florestais afetaram gravemente a atividade microbiana. Outra explicação plausível, e muito mais inquietante, é a que levanta a possibilidade de o gelo negro ter sido causado pelo aquecimento global. Somado ao fenômeno dos buracos na Sibéria e às bolhas de metano na costa do Atlântico, Box encontra sérios indícios de que o Ártico pode sofrer mudanças abruptas e imprevisíveis a qualquer momento.

Neste ano, a camada de gelo está 5,6% mais escura e, portanto, acaba gerando uma absorção adicional de energia solar, equivalente a duas vezes o consumo elétrico anual nos EUA. Ao mesmo tempo, neste mesmo ano, foi registrado o maior número de incêndios florestais da história do Ártico. De acordo com Box, o principal desafio para os cientistas consiste em determinar qual parte das fuligens dos gelos da Groelândia provém dos incêndios e qual parte ocorre por outras causas, como emissões de indústrias.

Fonte: Slate Magazine

via: http://www.seuhistory.com/noticias/alerta-mundial-neve-negra...

 

Comente com o facebook



Mais abaixo comente sem ter conta no facebook
Exibindo 1 Comentário
Diga o que achas a respeito
  1. Leda Lísia Barbosa disse:

    Isto é realmente preocupante e aterrador!

Deixe um comentário

XHTML: Você pode usar estas tags html: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Licença Creative Commons
O trabalho Segundo Sol está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-Compartilha-Igual 4.0 Internacional.
A cópia é estimulada desde que seja citada a fonte.

Este blog tem finalidades exclusivamente informativas e exprime as opiniões pessoais e subjetivas do autor.
Este blog não garante a exatidão do conteúdo fornecido nem pode ser considerado responsável por eventuais erros ou inexatidões das informações presentes no blog ou nos links externos. Este blog não é responsável pelos conteúdos inseridos por parte dos internautas na seção "Comentários".
Se em alguma publicação, direitos de autor ou de terceiros forem violados, por favor, contactar com o blog para podermos remover o conteúdo, escrever para: contato@segundo-sol.com informando o link. O conteúdo será prontamente removido.

Liberdade de Expressão
É importante esclarecer que este blog, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal ...
veja mais aqui

Print