Publicações atualizadas em nossa página do FACEBOOK




Publicações do nosso blog

quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Termina evacuação nos arredores do vulcão islandês Bardarbunga

 

[caption id="attachment_3054" align="alignright" width="300"]140818211644_bardarbunga_volcano_624x351_icelandicmetoffice_nocredit imagem meramente ilustrativa[/caption]

Os serviços islandeses de defesa civil anunciaram nesta quarta-feira que terminaram a evacuação das imediações do vulcão Bardarbunga, cuja atividade, ainda estável, faz com que a probabilidade de uma erupção seja incerta.


 

As autoridades indicaram à AFP que esta operação, na zona norte do imenso vulcão situado sob a maior geleira do país, o Vatnajökull, terminou às 3h00 locais (0h00 de Brasília).


 

Ninguém habita a região afetada durante o ano, mas há barracas e campings para os turistas e caçadores. As estradas que levam para lá estão fechadas.


 

Os cientistas consideram que o Bardarbunga é suficientemente perigoso para, se entrar em erupção, causar problemas no tráfego aéreo no norte da Europa e do Atlântico com a emissão de cinzas, e também pode provocar importantes danos na Islândia, especialmente inundações pelo derretimento do gelo.


 

A perspectiva de uma erupção continuava sendo hipotética nesta quarta-feira e a atividade sísmica era estável quatro dias após o início do registro de atividade magmática, no sábado.


 

Os serviços da defesa civil especificaram que previam sobrevoar a zona ao longo do dia para garantir que não restasse ninguém.


 

"Vamos pegar o avião da guarda-costeira e passar por cima da região hoje (quarta-feira) e ver se deixaram alguém no caminho", declarou à televisão pública Ruv o diretor da Defesa Civil, Vidir Reynisson.


Fonte: http://www.istoedinheiro.com.br/noticias/negocios/20140820/termina-evacuacao-nos-arredores-vulcao-islandes-bardarbunga/182405.shtml


EmoticonEmoticon