Publicado em: qua, ago 20th, 2014

Termina evacuação nos arredores do vulcão islandês Bardarbunga

 

140818211644_bardarbunga_volcano_624x351_icelandicmetoffice_nocredit

imagem meramente ilustrativa

Os serviços islandeses de defesa civil anunciaram nesta quarta-feira que terminaram a evacuação das imediações do vulcão Bardarbunga, cuja atividade, ainda estável, faz com que a probabilidade de uma erupção seja incerta.

 

As autoridades indicaram à AFP que esta operação, na zona norte do imenso vulcão situado sob a maior geleira do país, o Vatnajökull, terminou às 3h00 locais (0h00 de Brasília).

 

Ninguém habita a região afetada durante o ano, mas há barracas e campings para os turistas e caçadores. As estradas que levam para lá estão fechadas.

 

Os cientistas consideram que o Bardarbunga é suficientemente perigoso para, se entrar em erupção, causar problemas no tráfego aéreo no norte da Europa e do Atlântico com a emissão de cinzas, e também pode provocar importantes danos na Islândia, especialmente inundações pelo derretimento do gelo.

 

A perspectiva de uma erupção continuava sendo hipotética nesta quarta-feira e a atividade sísmica era estável quatro dias após o início do registro de atividade magmática, no sábado.

 

Os serviços da defesa civil especificaram que previam sobrevoar a zona ao longo do dia para garantir que não restasse ninguém.

 

“Vamos pegar o avião da guarda-costeira e passar por cima da região hoje (quarta-feira) e ver se deixaram alguém no caminho”, declarou à televisão pública Ruv o diretor da Defesa Civil, Vidir Reynisson.

Fonte: http://www.istoedinheiro.com.br/noticias/negocios/20140820/termina-evacuacao-nos-arredores-vulcao-islandes-bardarbunga/182405.shtml

Comente com o facebook



Mais abaixo comente sem ter conta no facebook

Deixe um comentário

XHTML: Você pode usar estas tags html: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Licença Creative Commons
O trabalho Segundo Sol está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-Compartilha-Igual 4.0 Internacional.
A cópia é estimulada desde que seja citada a fonte.

Este blog tem finalidades exclusivamente informativas e exprime as opiniões pessoais e subjetivas do autor.
Este blog não garante a exatidão do conteúdo fornecido nem pode ser considerado responsável por eventuais erros ou inexatidões das informações presentes no blog ou nos links externos. Este blog não é responsável pelos conteúdos inseridos por parte dos internautas na seção "Comentários".
Se em alguma publicação, direitos de autor ou de terceiros forem violados, por favor, contactar com o blog para podermos remover o conteúdo, escrever para: contato@segundo-sol.com informando o link. O conteúdo será prontamente removido.

Liberdade de Expressão
É importante esclarecer que este blog, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal ...
veja mais aqui

Print