Publicado em: qua, ago 13th, 2014

Implacável, cometa C/2013 A1 Siding Spring ruma contra Marte

Embora o risco de colisão esteja descartado, a aproximação máxima do cometa será extremamente pequena. Para exemplificar melhor esse evento, o Apolo11 preparou uma simulação que mostra como será a passagem do cometa, mas vista da superfície de Marte!

 

Atualmente, C/2013 A1 Siding Spring está a cerca de 300 milhões de quilômetros do Planeta Vermelho, mas está se aproximando rapidamente.

Em 19 de outubro de 2014 a rocha deverá fazer um verdadeiro rasante na superfície marciana, possivelmente injetando toneladas de material orgânico na alta atmosfera do planeta.

De acordo com os últimos dados computados pelo Laboratório de Propulsão a Jato da Nasa, JPL, Siding Spring deverá chegar a apenas 130 mil quilômetros da superfície e as consequências de uma aproximação tão estreita ainda são desconhecidas.

 

Cometa Siding Spring nascendo em Marte
Clique para ampliar
O vídeo acima mostra, de forma simulada, como será a passagem do cometa no dia da aproximação máxima, vista por um hipotético observador que contempla o nascer do Sol no horizonte marciano. O pequeno objeto que cruza o horizonte durante o surgimento do cometa é a Lua Phobos, que cruza a constelação de Aquário.



Arte: Vídeo mostra a aproximação do cometa C/2013 A1 vista da superfície de Marte. Crédito: Apolo11.com.

 

Fonte: http://www.apolo11.com/cometa...

Comente com o facebook



Mais abaixo comente sem ter conta no facebook

Deixe um comentário

XHTML: Você pode usar estas tags html: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Licença Creative Commons
O trabalho Segundo Sol está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-Compartilha-Igual 4.0 Internacional.
A cópia é estimulada desde que seja citada a fonte.

Este blog tem finalidades exclusivamente informativas e exprime as opiniões pessoais e subjetivas do autor.
Este blog não garante a exatidão do conteúdo fornecido nem pode ser considerado responsável por eventuais erros ou inexatidões das informações presentes no blog ou nos links externos. Este blog não é responsável pelos conteúdos inseridos por parte dos internautas na seção "Comentários".
Se em alguma publicação, direitos de autor ou de terceiros forem violados, por favor, contactar com o blog para podermos remover o conteúdo, escrever para: contato@segundo-sol.com informando o link. O conteúdo será prontamente removido.

Liberdade de Expressão
É importante esclarecer que este blog, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal ...
veja mais aqui

Print