Publicado em: ter, jul 29th, 2014

Vulcão Tungurahua aumenta sua atividade no Equador

size_590_erupcao-vulcao

O vulcão registrou um aumento em sua atividade, que se manteve em níveis baixos por quase dois meses.

Quito – O vulcão Tungurahua registrou um aumento em sua atividade, que se manteve em “níveis baixos por quase dois meses”, informou nesta segunda-feira o Instituto Geofísico (IG) da Escola Politécnica Nacional do Equador.

A montanha experimentou ontem “uma emissão de tamanho pequeno” e, embora “não tenha ocorrido barulho de explosões e ruídos associados” era possível ver “uma coluna de emissão com uma carga de cinza de moderada a alta” que ultrapassou os mil metros de altura sobre a cratera, segundo a instituição.

Mais tarde, houve precipitação de cinza preta formada por partículas com tamanho inferior a grãos de açúcar, no setor de Chontapamba, ao oeste do vulcão.

Após o aumento da atividade em abril, o IG advertiu que novos “eventos explosivos importantes” poderiam ocorrer no vulcão devido ao comportamento da montanha situada no centro dos Andes equatorianos.

Localizado a cerca de 180 quilômetros ao sudeste de Quito, o vulcão andino iniciou seu longo processo de erupção em 1999 e, desde então, intercalou momentos de grande atividade com lapsos de relativa calma.

O Tungurahua, com 5.016 metros de altitude, faz parte dos mais de 50 vulcões do Equador e, junto com o Reventador e o Sangay, é atualmente um dos mais ativos no território do país.

Fonte: http://exame.abril.com.br/mundo/noticias/vulcao-tungurahua-aumenta-sua-atividade-no-equador

Comente com o facebook



Mais abaixo comente sem ter conta no facebook

Deixe um comentário

XHTML: Você pode usar estas tags html: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Licença Creative Commons
O trabalho Segundo Sol está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-Compartilha-Igual 4.0 Internacional.
A cópia é estimulada desde que seja citada a fonte.

Este blog tem finalidades exclusivamente informativas e exprime as opiniões pessoais e subjetivas do autor.
Este blog não garante a exatidão do conteúdo fornecido nem pode ser considerado responsável por eventuais erros ou inexatidões das informações presentes no blog ou nos links externos. Este blog não é responsável pelos conteúdos inseridos por parte dos internautas na seção "Comentários".
Se em alguma publicação, direitos de autor ou de terceiros forem violados, por favor, contactar com o blog para podermos remover o conteúdo, escrever para: contato@segundo-sol.com informando o link. O conteúdo será prontamente removido.

Liberdade de Expressão
É importante esclarecer que este blog, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal ...
veja mais aqui

Print