Publicações atualizadas em nossa página do FACEBOOK




Publicações do nosso blog

terça-feira, 8 de julho de 2014

Evacuados no Uruguai chegam a 1.576 e situação se agrava

size_590_rua-alagada

Inundações que afetam o litoral oeste do Uruguai seguem avançando, enquanto o número de evacuados já chega a 1.576.

Montevidéu - As inundações que afetam o litoral oeste do Uruguai seguem avançando, enquanto o número de evacuados já chega a 1.576 e a situação tende a se agravar porque as águas do Rio Uruguai, limítrofe com a Argentina, continuam subindo a ritmo acelerado, destacaram nesta terça-feira fontes oficiais.

O departamento mais afetado é Paysandú, a cerca de 400 quilômetros de Montevidéu, onde 764 pessoas tiveram que deixar suas casas, segundo dados do Sistema Nacional de Emergência (SNEH).

Na capital do departamento as águas do Rio Uruguai chegaram aos 7,68 metros, superando em mais de dois metros a cota de segurança de 5,5 metros.

O intendente de Paysandú, Bertil Bentos, disse que a situação na cidade é "muito preocupante" porque o rio "cresce cerca de dois centímetros por hora".

"Se as águas superarem os oito metros, vamos ter uma realidade muito complicada, inclusive para as evacuações", acrescentou em declarações aos meios de comunicação locais.

As pessoas evacuadas em Paysandú estão hospedadas em um estádio, em um ginásio e em tendas instaladas em uma praça e um parque.

Os evacuados recebem alimentos e atendimento sanitário em dias de muito baixas temperaturas no início do inverno.

No departamento de Salto, os evacuados são 469 e também foram refugiados em ginásios.

O transbordamento de vários rios e riachos também gerou evacuados nos departamentos de Artigas, Durazno e Canelones, informou a polícia.

Até agora não há informações sobre vítimas fatais e nem feridos como consequência da situação.

Embora as condições meteorológicas tenham melhorado no norte do Uruguai e as chuvas cessado, é previsto que as inundações se ampliarão porque o Rio Uruguai segue recebendo desde o sul do Brasil o caudal de vários outros rios igualmente transbordados pelas copiosas precipitações.

Fonte: http://exame.abril.com.br/mundo/noticias/evacuados-no-uruguai-chegam-a-1-576-e-situacao-se-agrava


EmoticonEmoticon