Publicações atualizadas em nossa página do FACEBOOK




Publicações do nosso blog

segunda-feira, 23 de junho de 2014

Terremoto de magnitude 8,0 atinge região do Alasca

Por Steve Quinn

JUNEAU, Estados Unidos (Reuters) - Um terremoto de magnitude 8,0 atingiu a região das ilhas Aleutas, no Alasca, a uma grande profundidade, provocando um tremor sentido a longa distância e um alerta de tsunami, afirmaram o Serviço Geológico dos Estados Unidos e o Centro Nacional de Alerta de Tsunami.

O alerta de tsunami, posteriormente rebaixado para aviso, levou à retirada de cerca de 150 moradores da cidade de Adak para locais mais elevados, de acordo com reportagens locais. Não ficou imediatamente claro se o tremor deixou vítimas ou danos.

O terremoto foi tão grande e profundo que provocou dezenas de réplicas em uma hora e uma agitação que será registrada por sismógrafos em todo o mundo ao longo das próximas 24 horas, disse o sismólogo que atua como diretor do Centro de Terremoto do Alasca, Mike West.

"Quando há um terremoto grande assim, balança a Terra como um sino", disse West.

O aviso cobre as áreas costeiras do Alasca, de Nikolsko até Attu, disseram autoridades, acrescentando que o nível de ameaça de tsunami estava sendo avaliado para as costas dos Estados Unidos e do Canadá no Pacífico.

A Administração Oceânica e Atmosférica Nacional (NOAA, na sigla em inglês) inicialmente alertou para inundações generalizadas e perigosas nas áreas costeiras e correntes perigosas na região por várias horas em caso de tsunami. O alerta foi rebaixado cerca de duas horas após o terremoto.

O aviso do tsunami, menos grave do que um alerta, estava em vigor para as zonas costeiras do Alasca, de Unimak Pass a Nikolski.

O terremoto ocorreu pouco antes das 13h (18h em Brasília), cerca de 23 quilômetros a sudeste das ilhas Little Sitkin, no Alasca, a uma profundidade de 114 quilômetros, de acordo com o serviço geológico.

Tsunamis são ondas resultantes de terremotos submarinos que podem medir vários metros de altura e inundar áreas costeiras, segundo a NOAA. É preciso um grande terremoto de magnitude 7,0 ou superior para produzir um tsunami.

Em 2004, um tsunami provocado por um terremoto submarino de magnitude 9,3 atingiu a Indonésia e 240 mil pessoas morreram, observou o centro.

(Reportagem adicional de Eric Beech, em Washington)

 

Fonte: http://br.reuters.com/article/worldNews/idBRKBN0EY2RC20140624?pageNumber=2&virtualBrandChannel=0&sp=true

 


EmoticonEmoticon