Publicações atualizadas em nossa página do FACEBOOK




Publicações do nosso blog

sábado, 3 de maio de 2014

Afeganistão: Autoridades confirmam mais de 2100 mortos após deslizamento




ng3210844

Mais de 2100 pessoas morreram na sequência de um deslizamento de terras provocado por chuvas torrenciais no nordeste do Afeganistão. O número de vítimas foi confirmado pelo governador da província. A missão da ONU no país aponta ainda a existência de numerosos desalojados.





“Mais de 2100 pessoas de 300 famílias estão mortas”, afirmou Naweed Forotan, um porta-voz do governador provincial de Badakhshancitado pela agência Reuters.

As Nações Unidas afirmam que o foco da atenção está agora centrado nos mais de quatro mil desalojados pelo deslizamento de terras de sexta-feira. Há ainda riscos de novos deslizamentos na região.

De acordo com um porta-voz do governador da província de Badakhshan, uma região pobre e montanhosa no nordeste do país, mais de duas mil vítimas ficaram soterradas pelo deslizamento que atingiu uma aldeia.

“Mais de mil famílias vivem nessa aldeia”, explicou Naweed Forotan, citado pela Agência Reuters. “Um total de 2100 pessoas, homens, mulheres e crianças estão soterradas”, sublinhou.

“Como a parte da montanha que ruiu é muito grande, acreditamos que não há sobreviventes. O Governo e os populares de aldeias vizinhas estão a ajudar no resgate e já foram recuperados mais de 100 corpos”, acrescentou Naweed Forotan.

Antes, já o vice-governador, Mohammed Baidaar, tinha dito à France Presse que perto de 500 pessoas estavam desaparecidas e que o deslizamento também destruiu entre 350 a 400 casas.

O deslizamento aconteceu após uma semana de chuva intensa num período em que a neve está a derreter nas montanhas e atingiu muitas centenas de casas.

O incidente terá acontecido quando os aldeões estavam a tentar recuperar os seus pertences após um anterior deslizamento de terras de menor dimensão e que não causou feridos nem vítimas mortais. O segundo deslizamento, mortal, aconteceu algumas horas depois.

Durante a conferência de Imprensa conjunta com a chanceler alemã, Angela Merkel, que está a realizar uma visita a Washington, o presidente norte-americano, Barack Obama, lamentou esta “terrível tragédia” no Afeganistão.

“Os nossos pensamentos estão com os afegãos que estão a enfrentar uma terrível tragédia”, disse Obama.

“Muitas pessoas estão desaparecidas. Estamos prontos para ajudar os nossos parceiros afegãos a enfrentar esta catástrofe”, acrescentou o chefe de Estado norte-americano.

Fonte: http://www.exatasnews.com.br/afeganistao-autoridades-confirmam-mais-de-2100-mortos-apos-deslizamento/




 


EmoticonEmoticon