Publicado em: qua, dez 11th, 2013

«Super vulcão» de Yellowstone é ainda maior do que se julgava, mas perigo é o mesmo

O «super vulcão» debaixo do Parque Nacional de Yellowstone, nos EUA, tem afinal cerca de duas vezes e meia o tamanho que se julgava, mas os peritos dizem que isso não significa que exista um risco acrescido de uma erupção iminente.

Os resultados foram apresentados na «American Geophysical Union Fall Meeting», que decorreu em São Francisco.

As últimas análises mostram que a estrutura subterrânea tem uma profundidade de entre 2 a 15 km e estende-se ao longo de mais de 90 km de comprimento, com aproximadamente 200 a 600 km cúbicos de rocha derretida.

A última vez que entrou em erupção deixou toda a zona da América do Norte coberta por uma camada de cinza vulcânica, mas os cientistas asseguram que o facto de o vulcão ser maior do que se pensava não indica necessariamente que haja uma probabilidade maior de entrar em actividade.

«Temos trabalhado aqui há muito tempo», sublinhou à BBC Bob Smith, professor da Universidade do Utah. «Sempre esperámos que [o vulcão] fosse maior, mas esta descoberta é incrível», apontou.

«Registamos terramotos que ocorrem em Yellowstone e na área envolvente, e medimos as ondas sísmicas conforme se deslocam debaixo da terra», explicou outro elemento da equipa, Jamie Farrell.

«As ondas sísmicas viajam mais devagar quando passam por material quente e parcialmente derretido. Com isto, podemos medir o que há debaixo de nós», afirmou.

As medições revelaram uma estrutura com 90 km de comprimento por 30 km de largura. «Nunca se tinha mapeado algo deste tamanho [no campo da vulcanologia]», destacou Farrell.

Existem alguns receios que o vulcão possa entrar em erupção em breve.

Os cientistas dizem que este «super vulcão» entra em actividade mais ou menos uma vez a cada 700 mil anos, sendo que terão ocorrido erupções há 2,1 milhões de anos, há 1,3 milhões de anos e há 640 mil anos, mas é preciso mais informação antes que se possa estabelecer um padrão.


Notícia compartilhada no site: www.segundo-sol.com

Comente com o facebook



Mais abaixo comente sem ter conta no facebook

Deixe um comentário

XHTML: Você pode usar estas tags html: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Licença Creative Commons
O trabalho Segundo Sol está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-Compartilha-Igual 4.0 Internacional.
A cópia é estimulada desde que seja citada a fonte.

Este blog tem finalidades exclusivamente informativas e exprime as opiniões pessoais e subjetivas do autor.
Este blog não garante a exatidão do conteúdo fornecido nem pode ser considerado responsável por eventuais erros ou inexatidões das informações presentes no blog ou nos links externos. Este blog não é responsável pelos conteúdos inseridos por parte dos internautas na seção "Comentários".
Se em alguma publicação, direitos de autor ou de terceiros forem violados, por favor, contactar com o blog para podermos remover o conteúdo, escrever para: contato@segundo-sol.com informando o link. O conteúdo será prontamente removido.

Liberdade de Expressão
É importante esclarecer que este blog, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal ...
veja mais aqui

Print