Publicado em: sex, dez 20th, 2013

Neve cai no Egito pela primeira vez em décadas

Esqueça as pirâmides, camelos e deserto. O que mais impressionou os egípcios nesta sexta-feira (13) foi a neve. Uma rara nevasca atingiu cidades do norte do Egito, incluindo a capital, Cairo, cobrindo o país de branco. Segundo meteorologistas, uma tempestade chegou ao Egito vinda do Mediterrâneo e derrubou as temperaturas no país. A capital, Cairo, e várias cidades próximas registraram temperaturas próximas a 0º C. No Monte Sinai, as temperaturas ficaram abaixo de zero. Nas redes sociais, internautas egípcios disseram que foi a primeira neve em mais de cem anos. A agência de meteorologia egípcia não confirma o dado. Já o vizinho Israel registrou a mais intensa nevasca desde 1953.

Como sempre acontece nessas situações, a neve em um local tão marcado pelo clima desértico volta a levantar argumentos e questionamentos contra o aquecimento global. Se o planeta está aquecendo, não era de se esperar que nevasse menos?

Na verdade, é preciso explicar que a rara neve no Egito não entra em contradição com as teorias e pesquisas científicas que provam que as mudanças climáticas são reais e causadas pelo homem. Os modelos científicos mostram que variações no clima são esperadas: anos mais quentes e anos mais frios, e diferenças de temperatura entre diferentes regiões do planeta são comuns. O que é certo é que, de década em década, as médias de temperatura do planeta só aumentaram, como mostra o gráfico abaixo.

Gráficos do IPCC mostram aumento das médias de temperatura, por ano e por década, desde 1850 (Foto: IPCC)

Como o Egito não é um país acostumado com nevascas, o fenômeno complicou a vida dos cidadãos, fechou estradas e torna ainda mais difícil o atendimento aos sírios que atravessaram a fronteira fugindo da guerra e vivem hoje em campos de refugiados. Eventos extremos, sejam ondas de calor ou tempestades, podem ficar mais comuns como resultado da ação humana no clima.

Uma tempestade fez com que nevasse pela primeira vez em décadas no Cairo, capital do Egito, nesta sexta-feira (13) (Foto: Amr Nabil/AP)

Notícia compartilhada no site: www.segundo-sol.com

Comente com o facebook



Mais abaixo comente sem ter conta no facebook

Deixe um comentário

XHTML: Você pode usar estas tags html: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Licença Creative Commons
O trabalho Segundo Sol está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-Compartilha-Igual 4.0 Internacional.
A cópia é estimulada desde que seja citada a fonte.

Este blog tem finalidades exclusivamente informativas e exprime as opiniões pessoais e subjetivas do autor.
Este blog não garante a exatidão do conteúdo fornecido nem pode ser considerado responsável por eventuais erros ou inexatidões das informações presentes no blog ou nos links externos. Este blog não é responsável pelos conteúdos inseridos por parte dos internautas na seção "Comentários".
Se em alguma publicação, direitos de autor ou de terceiros forem violados, por favor, contactar com o blog para podermos remover o conteúdo, escrever para: contato@segundo-sol.com informando o link. O conteúdo será prontamente removido.

Liberdade de Expressão
É importante esclarecer que este blog, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal ...
veja mais aqui

Print