Publicado em: dom, nov 24th, 2013

Vulcão entra em erupção oito vezes neste domingo na Indonésia

Sinabung ‘vomitou’ cinzas e rochas no norte da ilha de Sumatra.
Governo pede para que moradores deixem suas casas.

Um vulcão na Indonésia ocidental entrou em erupção oito vezes em apenas algumas horas neste domingo, disseram autoridades. Ainda segundo relatos, “choveu pedras” sobre uma grande área, fazendo com que milhares de pessoas fugissem de suas casas.

O vulcão Sinabung está em erupção desde setembro, mas entrou em “estado de alerta” na tarde de sábado (23) e manhã deste domingo (24), “vomitando” repetidamente cinzas em brasa e rochas a até oito quilômetros no ar.

De acordo com a Agência Nacional de Gestão de Desastres, cerca de 12.300 pessoas foram retiradas de suas casas desde que o vulcão voltou a ficar ativo.

“As pessoas entraram em pânico na noite passada pois a erupção foi acompanhada de um som estrondoso alto e vibrações. Depois começou a chover rochas para baixo”, disse o funcionário do governo local Robert Peranginangin .

“As pessoas correram desordenadamente para fora de suas casas e gritaram por ajuda”. Ele acrescentou que não houve vítimas nas últimas erupções.

O Centro Indonésio de Catástrofes Geológicas e Vulcanológicas elevou o nível de alerta para o vulcão, que fica na ponta norte da ilha de Sumatra, para o ponto mais alto em uma escala de quatro estágios, o que significa uma erupção em iminente perigo.

O porta-voz das agências nacionais de desastres, Sutopo Purwo Nugroho, disse que o governo está ligando para as pessoas que vivem dentro de um raio de cinco quilômetros do vulcão, pedindo para deixarem suas casas.

Fonte: http://g1.globo.com/mundo/noticia/2013/11/vulcao-entra-em-erupcao-oito-vezes-neste-domingo-na-indonesia.html


Notícia compartilhada no site: www.segundo-sol.com

Comente com o facebook



Mais abaixo comente sem ter conta no facebook

Deixe um comentário

XHTML: Você pode usar estas tags html: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Licença Creative Commons
O trabalho Segundo Sol está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-Compartilha-Igual 4.0 Internacional.
A cópia é estimulada desde que seja citada a fonte.

Este blog tem finalidades exclusivamente informativas e exprime as opiniões pessoais e subjetivas do autor.
Este blog não garante a exatidão do conteúdo fornecido nem pode ser considerado responsável por eventuais erros ou inexatidões das informações presentes no blog ou nos links externos. Este blog não é responsável pelos conteúdos inseridos por parte dos internautas na seção "Comentários".
Se em alguma publicação, direitos de autor ou de terceiros forem violados, por favor, contactar com o blog para podermos remover o conteúdo, escrever para: contato@segundo-sol.com informando o link. O conteúdo será prontamente removido.

Liberdade de Expressão
É importante esclarecer que este blog, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal ...
veja mais aqui

Print