Publicações atualizadas em nossa página do FACEBOOK




Publicações do nosso blog

terça-feira, 12 de novembro de 2013

Norte de Sumatra: 4.300 pessoas evacuadas conforme as erupções pioram

12/11/2013
Repercussões vulcânicas: um soldado e um policial movem um morador doente de Gurukinayan, numa aldeia afetada pelas erupções vulcânicas do Monte Sinabung na regência de Karo, Norte de Sumatra. O vulcão expeliu cinzas quentes para o ar a 4.000 metros na segunda-feira, provocando pânico entre os moradores que não tinham evacuado nos primeiros dias das erupções. Antara / Septianda Perdana.

Como muitos, 4.300 residentes em cinco aldeias em na regência de, Sumatra do Norte, foram evacuados após ameaças crescentes das cinzas vulcânicas, fluxos piroclásticos e lava derretida, causadas por fortes erupções do Monte Sinabung na segunda-feira. A evacuação recente foi realizada na segunda-feira quando uma equipe conjunta que integra pessoal da polícia, o exército indonésio (TNI ) e da administração local evacuaram 2.500 residentes na vila Gurukinayan. Jhonson Tarigan porta-voz da administração da regência de Karo disse que os moradores em Gurukinayan foram evacuados por causa de cinzas vulcânicas que já cobria a aldeia, situada a cerca de quatro quilômetros do vulcão.

Jhonson acrescentou que o governo se recusou a arriscar permitindo que os moradores permaneçam em suas casas devido as cinzas vulcânicas emitidas pelo vulcão terem chegado à aldeia.

" Monte Sinabung entrou em erupção mais uma vez fortemente [ segunda-feira ], provenientes de cinzas vulcânicas , fluxos piroclásticos e lava derretida. A erupção ameaça moradores de Gurukinayan, por isso temos evacuados ", disse Jhonson ao The Jakarta Post.

Ele disse que o vulcão entrou em erupção duas vezes na segunda-feira de manhã, a primeira às 6h14 e a segunda às 07:00 Ele acrescentou que a primeira erupção foi mais poderosa, expelindo cinzas vulcânicas tão altas quanto 4.000 metros, seguidas por nuvens piroclásticas e lava derretida que escorria pelas encostas da montanha entre 500 e 1.000 metros da cratera.

Jhonson disse que durante a primeira erupção as cinzas vulcânicas chegaram à aldeia Gurukinayan e causaram pânico entre os moradores. A aldeia, acrescentou, não foi incluída na zona de perigo, pois está situada além do raio de 3 km. Jhonson disse que cinco aldeias foram evacuadas após a primeira erupção há duas semanas. Quatro das cinco aldeias estão localizadas dentro do raio de 3 km . Elas são Simacem, Bekerah , Suka Meriah e Mardinding , enquanto Gurukinayan está localizado fora da zona de perigo de 3 km."Nós já evacuamos 4.300 pessoas das cinco aldeias ", disse Jhonson , acrescentando que os desabrigados foram acomodados em um número de abrigos em Kabanjahe , Tiga Nderket , Paung e distritos Namanteran. O Comandante de Resposta a Desastres, Coronel Meyer Putong , que também é chefe de Tanah Karo Comando Militar, disse que os refugiados " estavam em boas condições. Ele acrescentou que eles não foram autorizados a voltar para casa até que as condições melhoraram."

O Monte Sinabung entra em erupção quase todos os dias, assim as condições não são seguras para os desabrigados de voltarem para casa ",disse Putong, acrescentando que o estado de emergência ainda está imposto.

A administração da regência de Karo declarou um período de resposta de emergência na sequência do aumento da frequência de erupções do Monte Sinabung desde 05 de novembro. A imposição do prazo de resposta de emergência forçou os desabrigados , que são principalmente agricultores, a sofrer perdas. Suas fazendas já não pode ser cultivada como eles estão cobertas por espessuras de cinzas.

Ao Norte de Sumatra, Agricultura Sede, M. Roem disse que os agricultores sofreram perdas de mais de Rp 4000000000 ( EUA $ 345.930 ) , devido às erupções."Ao todo 4.467 hectares de terras agrícolas autônoma em Payung, Tiga Nderket e distritos Namanteran são afetados pelas erupções ", disse Roem. Ele acrescentou que, além dos 4.467 hectares de terras agrícolas autônomas cobertas por cinzas vulcânicas, 3.440 hectares também foram impactados pelas erupções, mas eles ainda podem ser cultivadas pelos moradores. As erupções também interromperam o fornecimento de produtos alimentares, em especial os vegetais, a partir de Sumatra do Norte para várias outras áreas em Sumatra, incluindo Batam nas Ilhas Riau.

Karo é amplamente conhecida por seus produtos agrícolas , tais como batatas e laranjas, que são comercializados para Jacarta e cidades de toda Sumatra.

Tradução: Andrea Cortiano

Vulcão Monte Sinabung entra em erupção na Ilha de Sumatra
03/11/2013
Cerca de 1.300 pessoas tiveram que ser retiradas das proximidades. Autoridades emitiram alerta.
As autoridades da Indonésia emitiram um aviso de "alerta" neste domingo por causa da erupção do vulcão do Monte Sinabung, na Ilha de Sumatra. Cerca de 1.300 pessoas tiveram que ser retiradas das proximidades após o vulcão lançar nuvens de fumaça no norte da ilha. A Indonésia está localizada dentro do denominado Anel de Fogo do Pacífico, uma zona de grande atividade sísmica e vulcânica.


EmoticonEmoticon