Publicado em: qui, nov 28th, 2013

Ison sobreviveu (ou parcialmente sobreviveu) ao passar próximo ao Sol (periélio) – 28 de novembro de 2013

Nota SS: Acompanharemos!

Fonte: http://www.spaceweather.com/images...

Vídeo Disponibilizado no youtube:


Cometa Ison pode ter sobrevivido parcialmente a encontro com Sol

O twitter oficial da Agência Espacial Europeia (ESA) afirma que imagens indicam que parte do cometa Ison, que chegou a ser chamado de “cometa do século”, pode ter sobrevivido ao encontro com o Sol. A agência, contudo, afirma que apenas a cauda do cometa pode ser vista, e não o núcleo, que pode ter sido destruído na aproximação com a estrela.

Amy Mainzer, cientista do Laboratório de Propulsão a Jato, também da Nasa, afirma que registros da sonda Soho indicam que talvez tenham sobrado algo da pedra de gelo. Mas nada do espetáculo que era esperado pelos astrônomos, talvez apenas um pouco de gás e destroços que podem se dissipar rapidamente.

“Não vejo nenhum sinal do cometa vindo de volta do Sol nas data da (sonda) Soho agora. Estou pronto para dizer isso. Ison é um ex-cometa”, diz o astrônomo Phil Plait, do blog Bad Astronomer.

“Não conseguimos ver o cometa Ison”, afirma o twitter da equipe de outra sonda da Nasa que observa o Sol, a SDO. “Talvez o Ison tenha chegado perto demais do Sol”, diz a conta oficial da agência espacial.

http://noticias.terra.com.br/ciencia/espaco/cometa-ison...


Notícia compartilhada no site: www.segundo-sol.com

Comente com o facebook



Mais abaixo comente sem ter conta no facebook

Deixe um comentário

XHTML: Você pode usar estas tags html: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Licença Creative Commons
O trabalho Segundo Sol está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-Compartilha-Igual 4.0 Internacional.
A cópia é estimulada desde que seja citada a fonte.

Este blog tem finalidades exclusivamente informativas e exprime as opiniões pessoais e subjetivas do autor.
Este blog não garante a exatidão do conteúdo fornecido nem pode ser considerado responsável por eventuais erros ou inexatidões das informações presentes no blog ou nos links externos. Este blog não é responsável pelos conteúdos inseridos por parte dos internautas na seção "Comentários".
Se em alguma publicação, direitos de autor ou de terceiros forem violados, por favor, contactar com o blog para podermos remover o conteúdo, escrever para: contato@segundo-sol.com informando o link. O conteúdo será prontamente removido.

Liberdade de Expressão
É importante esclarecer que este blog, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal ...
veja mais aqui

Print