Publicado em: qua, nov 6th, 2013

‘Ilha’ gigante de escombros causados por tsunami no Japão deve atingir EUA

Uma enorme ilha flutuante de detritos causados pelo tsunami que devastou parte do Japão em 2011 está à deriva no Pacífico indo em direção à costa dos Estados Unidos. As informações são do jornal britânico “The Independent”.

A ilha de escombros é formada por mais de um milhão de toneladas de lixo que cobriria uma área do tamanho do Estado americano do Texas (ou pouco mais que duas vezes o Estado de Goiás).

O trecho de maior concentração de sujeira está atualmente distante cerca de 2.735 quilômetros da costa americana, entre os Estados do Havaí e da Califórnia.

Entre os inúmeros itens consumidos pela ilha de lixo estão barcos, casas e eletrodomésticos, tudo que foi arrastado para longe da costa do norte do Japão, após a passagem do tsunami devastador de março de 2011.

As últimas estatísticas em relação à ilha de sujeira foram publicadas pela Agência Nacional Atmosférica e Oceânica norte-americana (NOAA, em inglês). O órgão encomendou o relatório em um esforço para prever exatamente quando e onde o ferro-velho flutuante gigante chegaria à terra firme .

Os resultados sugerem que o movimento dos escombros continua imprevisível, com os especialistas prevendo a maior parte do lixo poderia chegar – em qualquer lugar entre o Alasca e o Havaí – em qualquer momento nos próximos anos.

O ministério do Meio Ambiente do Japão estima que em torno de cinco milhões de toneladas de lixo deixaram a costa do Japão, após a passagem do tsunami, mas que apenas 30% está à deriva no Pacífico. O resto afundou no oceano perto da costa japonesa.


Notícia compartilhada no site: www.segundo-sol.com

Comente com o facebook



Mais abaixo comente sem ter conta no facebook

Deixe um comentário

XHTML: Você pode usar estas tags html: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Licença Creative Commons
O trabalho Segundo Sol está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-Compartilha-Igual 4.0 Internacional.
A cópia é estimulada desde que seja citada a fonte.

Este blog tem finalidades exclusivamente informativas e exprime as opiniões pessoais e subjetivas do autor.
Este blog não garante a exatidão do conteúdo fornecido nem pode ser considerado responsável por eventuais erros ou inexatidões das informações presentes no blog ou nos links externos. Este blog não é responsável pelos conteúdos inseridos por parte dos internautas na seção "Comentários".
Se em alguma publicação, direitos de autor ou de terceiros forem violados, por favor, contactar com o blog para podermos remover o conteúdo, escrever para: contato@segundo-sol.com informando o link. O conteúdo será prontamente removido.

Liberdade de Expressão
É importante esclarecer que este blog, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal ...
veja mais aqui

Print