Publicado em: ter, nov 26th, 2013

Explosões no vulcão Sinabung na Indonésia levam ao pânico da população – 17 mil pessoas foram obrigadas a se deslocar

Milhares de pessoas foram retiradas das suas casas após oito explosões registadas na última madrugada no vulcão Sinabung que causaram uma «chuva de rochas», informaram as autoridades locais.

O Sinabung, que se situa no norte da ilha de Sumatra, entrou em erupção em setembro, e tem registado maior atividade desde sábado à noite. A força do vulcão faz expelir cinza e rochas até oito quilómetros de altura.

A atividade de ontem à noite causou pânico nos habitantes devido à «chuva de rochas», ao som e vibração gerados pela erupção vulcânica, explicou Robert Peranginangin, um responsável do governo local.

Reportagem com vídeo neste link: http://www.rtp.pt/noticias/...

Fonte: http://www.abola.pt/mundos/ver.aspx?id=442943

Erupção vulcânica desloca mais de 17 mil pessoas na Indonésia

Habitantes da Ilha de Sumatra foram removidos de um raio de 5 quilômetros do vulcão

Mais de 17 mil pessoas foram deslocadas na Ilha de Sumatra, na Indonésia, devido às erupções do Vulcão Sinabung. Autoridades do país informaram nesta terça-feira, 26,  que os habitantes foram removidos de um raio de 5 quilômetros do vulcão depois de registradas seis novas erupções que provocaram uma faixa de 1,5 km de lava e nuvens de fumaça.

O Conselho Nacional para a Gestão de Desastre indonésio indicou, no último informe, que 5,3 mil famílias foram realojadas em 31 centros de evacuação estabelecidos pelo governo local. O Centro de Mitigação de Desastres Geológicos e Vulcanológicos do país elevou, no final de semana, o alerta sobre o Vulcão Sinabung do nível 3 para o 4. De acordo com o centro, a medida foi tomada devido ao resultado da análise de observações visuais e sismológicas.

Especialistas também alertaram a população que reside na região do vulcão sobre o risco de lava e de avalanches de terra devido à quantidade de cinzas acumuladas pelas erupções e ao início da temporada de chuva.

A Indonésia está no Anel de Fogo do Pacífico, área de grande atividade sísmica e vulcânica, em que há mais de 400 vulcões, entre os quais pelo menos 129 estão em atividade e 65 são classificados como perigosos.

Fonte: http://www.gaz.com.br/_conteudo/2013/11/...


Notícia compartilhada no site: www.segundo-sol.com

Comente com o facebook



Mais abaixo comente sem ter conta no facebook

Deixe um comentário

XHTML: Você pode usar estas tags html: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Licença Creative Commons
O trabalho Segundo Sol está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-Compartilha-Igual 4.0 Internacional.
A cópia é estimulada desde que seja citada a fonte.

Este blog tem finalidades exclusivamente informativas e exprime as opiniões pessoais e subjetivas do autor.
Este blog não garante a exatidão do conteúdo fornecido nem pode ser considerado responsável por eventuais erros ou inexatidões das informações presentes no blog ou nos links externos. Este blog não é responsável pelos conteúdos inseridos por parte dos internautas na seção "Comentários".
Se em alguma publicação, direitos de autor ou de terceiros forem violados, por favor, contactar com o blog para podermos remover o conteúdo, escrever para: contato@segundo-sol.com informando o link. O conteúdo será prontamente removido.

Liberdade de Expressão
É importante esclarecer que este blog, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal ...
veja mais aqui

Print