Publicado em: qui, out 17th, 2013

Rússia: fragmento de quase 500 kg de meteorito é encontrado em lago

A queda do corpo celestial causou pânico na Rússia no dia 15 de fevereiro. Pelo menos 1,5 mil pessoas ficaram feridas

Mergulhadores russos encontraram nesta terça-feira, em um lago, um fragmento com peso estimado entre 300 e 500 quilos do meteorito que caiu em meados de fevereiro perto da cidade de Chelyabinsk, nos Urais.

“Dito em linguagem simples, o caçamos. Agora, só falta trazê-lo até a margem. No lago há grandes ondas, por isso içá-lo diretamente é tecnicamente difícil e arriscado”, disse Nikolai Murzin, diretor-geral da companhia Aleut de trabalhos especiais, à agência Interfax.

Murzin explicou que agora estão rebocando o pedaço de meteorito até a margem do lago Chebarkul e que a operação de retirada da rocha vai acontecer na quarta-feira.

Os mergulhadores tiraram até agora 12 rochas do lago, cinco delas identificadas como pedaços do corpo celestial que causou em 15 de fevereiro pânico entre os moradores da região. Até agora, segundo as autoridades locais, o maior fragmento resgatado do meteorito pesa 4,74 quilos.

Desde o primeiro momento, os cientistas garantiram que o maior pedaço da rocha estava no fundo do lago gelado de Chebarkul, onde a queda do objeto espacial deixou um grande buraco.

Os cientistas advertiram a população contra a “recolha indiscriminada” dos restos do meteorito, já que esse saque os privava de um valioso material de pesquisa sobre a história do Universo.

Segundo os geólogos, o meteorito contém minerais de silicatos como o olivino e o ortopiroxeno, além de sulfureto de ferro e níquel, e, em menor medida, cromo, clinopiroxeno e plagioclases.

O estudo dos meteoritos é crucial para a reconstrução dos períodos iniciais do sistema solar, já que esses corpos astrais incluem os mesmos componentes de que foram criados originalmente os planetas.

O meteorito, que causou mais de 1,5 mil feridos na região, 319 deles crianças, tinha segundo a Nasa uma massa de até 10 mil toneladas quando explodiu na atmosfera, e é o maior que caiu sobre a Terra desde 1908.

via: http://noticias.terra.com.br/ciencia/espaco/achado-em-lago-fragmento-de-quase-meia-tonelada-de-meteorito-de-chelyabinsk,b2f827f021db1410VgnCLD2000000ec6eb0aRCRD.html


Notícia compartilhada no site: www.segundo-sol.com

Comente com o facebook



Mais abaixo comente sem ter conta no facebook

Deixe um comentário

XHTML: Você pode usar estas tags html: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Licença Creative Commons
O trabalho Segundo Sol está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-Compartilha-Igual 4.0 Internacional.
A cópia é estimulada desde que seja citada a fonte.

Este blog tem finalidades exclusivamente informativas e exprime as opiniões pessoais e subjetivas do autor.
Este blog não garante a exatidão do conteúdo fornecido nem pode ser considerado responsável por eventuais erros ou inexatidões das informações presentes no blog ou nos links externos. Este blog não é responsável pelos conteúdos inseridos por parte dos internautas na seção "Comentários".
Se em alguma publicação, direitos de autor ou de terceiros forem violados, por favor, contactar com o blog para podermos remover o conteúdo, escrever para: contato@segundo-sol.com informando o link. O conteúdo será prontamente removido.

Liberdade de Expressão
É importante esclarecer que este blog, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal ...
veja mais aqui

Print