Publicado em: ter, out 29th, 2013

Primeira grande tempestade da temporada deixa mais de dez mortos na Europa

Luiza Duarte
Nesta madrugada, ventos de uma força excepcional atingiram o noroeste da França e o Reino Unido perturbando o tráfego em estradas, ferrovias e aeroportos. A imprensa local batizou a tempestade de “St. Jude”, em homenagem ao dia de São Judas Tadeu, padroeiro das causas impossíveis, comemorado no 28 de outubro. Já do lado francês, ela foi batizada de Christian.

A primeira grande tempestade da temporada, que começa em outubro com o outono europeu e vai até março, provocou ao menos oito mortos, quatro no Reino Unido, um na França, um na Holanda e dois na Alemanha.

Na noite de domingo e até a manhã desta segunda-feira, a agência Méteo France colocou 12 departamentos franceses em vigilância, principalmente nas regiões da Bretanha, Alta Normandia e Nord-Pas-de-Calais, devido às chuvas fortes e às rajadas de vento.

Os ventos fortes deixaram 75 mil casas do noroeste da França sem eletricidade até o meio dia desta segunda-feira. Do lado britânico, a região ao norte de Londres e o centro do país também foram atingidos pela mais violenta tempestade dos últimos cinco anos. Cerca de 270 mil casas ficaram sem energia, a maior parte dos cortes ligados a queda de árvores próximas da rede elétrica.

Em entrevista à RFI, Serge Zaka, membro do conselho administrativo da Infoclimat, associação que reúne apaixonados por meteorologia em toda a França, avalia as características da tempestade e explica porque historicamente o noroeste da França é uma zona mais exposta a esse tipo de evento climático. Ele participou da observação da Christian, classificada de “uma tempestade clássica” para o período e teve acesso as fotos e testemunhos de sua rede de aderentes.

Transporte

Ao menos 130 voos foram anulados e diversos atrasos foram registrados no aeroporto de Heathrow, em Londres. A empresa que opera o sistema ferroviário do país modificou o horário de circulação de certos trens e cancelou a maior parte das partidas e chegadas vindas do sul e do oeste da Inglaterra. Ferrys que faziam a ligação entre a Normandia e a Inglaterra também foram temporariamente suspensos até a metade do dia.

Fonte: http://www.portugues.rfi.fr/geral/20131028-f


Notícia compartilhada no site: www.segundo-sol.com

Comente com o facebook



Mais abaixo comente sem ter conta no facebook

Deixe um comentário

XHTML: Você pode usar estas tags html: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Licença Creative Commons
O trabalho Segundo Sol está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-Compartilha-Igual 4.0 Internacional.
A cópia é estimulada desde que seja citada a fonte.

Este blog tem finalidades exclusivamente informativas e exprime as opiniões pessoais e subjetivas do autor.
Este blog não garante a exatidão do conteúdo fornecido nem pode ser considerado responsável por eventuais erros ou inexatidões das informações presentes no blog ou nos links externos. Este blog não é responsável pelos conteúdos inseridos por parte dos internautas na seção "Comentários".
Se em alguma publicação, direitos de autor ou de terceiros forem violados, por favor, contactar com o blog para podermos remover o conteúdo, escrever para: contato@segundo-sol.com informando o link. O conteúdo será prontamente removido.

Liberdade de Expressão
É importante esclarecer que este blog, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal ...
veja mais aqui

Print