Publicado em: qua, out 16th, 2013

Passagem de tufão provoca morte de 17 pessoas no Japão

Fenômeno chegou a atingir capital do país e usina de Fukushima

A passagem de um tufão provocou a morte de dezessete pessoas no Japão, nesta quarta-feira. Outras 50 pessoas estão desaparecidas e cerca de 20 000 tiveram de deixar suas casas.

A área mais atingida pelo tufão Wipha foi a ilha de Izu Oshima, que fica a cerca de 120 quilômetros ao sul da capital, Tóquio. A tempestade desencadeou deslizamentos de terra num trecho de dois quilômetros de serra e provocou inundações. Dezesseis pessoas morreram no local.

Mais de 350 residências foram danificadas ou destruídas na região, incluindo 283 em Izu Oshima Cerca de 8 200 pessoas vivem na ilha.

Em Tóquio, a tempestade chegou a parar alguns serviços ferroviários, mas não provocou maiores estragos. Na capital, apenas uma morte foi registrada: a de uma mulher que caiu em um rio.

A tempestade também não causou maiores estragos ao passar pela usina nuclear de Fukushima, de acordo com a operadora Tokyo Electric Power Corp Tepco). Por precaução, a operadora cancelou todos os trabalhos externos e prendeu o maquinário enquanto a tempestade se aproximava.

Horas depois de atingir a região, o tufão foi rebaixado para tempestade tropical. No auge, chegou a registrar ventos sustentados de 126 quilômetros por hora, com rajadas de até 180 quilômetros.

A agência meteorológica do Japão disse que o Wipha foi o tufão mais forte a se aproximar do leste do país desde outubro de 2004, quando o tufão Ma-on matou sete pessoas ao atingir a região de Kanto, que inclui a área metropolitana de Tóquio e outras sete prefeituras.

(Com agência EFE e Estadão Conteúdo)


Notícia compartilhada no site: www.segundo-sol.com

Comente com o facebook



Mais abaixo comente sem ter conta no facebook

Deixe um comentário

XHTML: Você pode usar estas tags html: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Licença Creative Commons
O trabalho Segundo Sol está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-Compartilha-Igual 4.0 Internacional.
A cópia é estimulada desde que seja citada a fonte.

Este blog tem finalidades exclusivamente informativas e exprime as opiniões pessoais e subjetivas do autor.
Este blog não garante a exatidão do conteúdo fornecido nem pode ser considerado responsável por eventuais erros ou inexatidões das informações presentes no blog ou nos links externos. Este blog não é responsável pelos conteúdos inseridos por parte dos internautas na seção "Comentários".
Se em alguma publicação, direitos de autor ou de terceiros forem violados, por favor, contactar com o blog para podermos remover o conteúdo, escrever para: contato@segundo-sol.com informando o link. O conteúdo será prontamente removido.

Liberdade de Expressão
É importante esclarecer que este blog, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal ...
veja mais aqui

Print