Publicado em: ter, out 22nd, 2013

Guiné-Bissau: Seca afetou 132 mil pessoas nos últimos 20 anos

Bissau – O Representante Residente Adjunto do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), Gabriel Dava, disse que a população da Guiné-Bissau está exposta a diferentes tipos de catástrofe, de várias naturezas.

«Nos últimos 20 anos a seca afetou 132 mil pessoas, as inundações afetaram 1.750 pessoas, e os ciclones tropicais causaram 2.712 vítimas», revelou Gabriel Dava.

Em declarações à PNN durante a cerimônia de comemoração do dia Internacional de Redução de Riscos de Catástrofes, que decorreu esta segunda-feira, 21 de Outubro, em homenagem ao 13 de Outubro, Gabriel Dava avançou também como exemplos as tempestades, os incêndios, os naufrágios e outras ocorrências.

No que respeita às epidemias, o responsável disse que foram atingidas 105.380 pessoas, que resultaram em 3.032 mortes, enquanto os acidentes de ordem antrópica causaram 7 mil vítimas na Guiné-Bissau.

Quanto aos casos recentes, o representante do PNUD na Guiné-Bissau lembrou o naufrágio de piroga, entre Bissau e Bolama, a destruição de edifícios escolares, de casas e de centros de saúde, pelas tempestades que fizeram mais de mil vítimas em Bissau, Gabu, Bafatá, Biombo e outras cidades do interior do país.

Gabriel Dava disse também que o PNUD acompanha e aconselha os governantes da Guiné-Bissau a terem atenção às preocupações e necessidades das pessoas com deficiência.

«O PNUD acompanha e encoraja os governantes a terem em conta as preocupações, as necessidades e as devidas recomendações das pessoas que vivem com deficiência, na elaboração de políticas e de programas de desenvolvimento no domínio da redução de riscos de catástrofes e mudanças climáticas», disse o responsável do PNUD, cuja preocupação recai ainda no aspecto da educação, da habitação, dos transportes e outros serviços sociais.

O encontro foi assinalado sob o tema «Viver com deficiência e desastres», no qual participaram várias pessoas portadoras de deficiências físicas.

Fonte: http://www.jornal.st/noticias.php?noticia=268437444


Notícia compartilhada no site: www.segundo-sol.com

Comente com o facebook



Mais abaixo comente sem ter conta no facebook

Deixe um comentário

XHTML: Você pode usar estas tags html: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Licença Creative Commons
O trabalho Segundo Sol está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-Compartilha-Igual 4.0 Internacional.
A cópia é estimulada desde que seja citada a fonte.

Este blog tem finalidades exclusivamente informativas e exprime as opiniões pessoais e subjetivas do autor.
Este blog não garante a exatidão do conteúdo fornecido nem pode ser considerado responsável por eventuais erros ou inexatidões das informações presentes no blog ou nos links externos. Este blog não é responsável pelos conteúdos inseridos por parte dos internautas na seção "Comentários".
Se em alguma publicação, direitos de autor ou de terceiros forem violados, por favor, contactar com o blog para podermos remover o conteúdo, escrever para: contato@segundo-sol.com informando o link. O conteúdo será prontamente removido.

Liberdade de Expressão
É importante esclarecer que este blog, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal ...
veja mais aqui

Print