Publicado em: dom, jun 23rd, 2013

Chuvas matam mais de 600 pessoas na Índia

As enchentes e deslizamentos de terra provocados pelas primeiras chuvas de monção mataram pelo menos 560 pessoas no norte da Índia e deixaram dezenas de milhares de desaparecidos. As autoridades temem que o número de vítimas fatais ainda aumente significativamente. O mau tempo continuava a atrapalhar os serviços de resgate no domingo.

As chuvas torrenciais que atingiram a região de Uttarakhand, no Himalaia, dia 15 de junho, fizeram os rios transbordarem, levando casas, prédios e até mesmo vilarejos inteiros. A região é rica em templos hindus em altitudes elevadas. Na mitologia hindu, Uttarakhand é a morada dos deuses. Pontes e estradas estreitadas que levavam a locais de peregrinação foram destruídos.

“O número de mortes pode ultrapassar 750, talvez chegar a mil”, declarou o chefe do governo do Estado, Vijay Bahuguna, no sábado. Dezenas de helicópteros e milhares de soldados foram mobilizados para as operações de resgate, quase uma semana após o início precoce das chuvas do período de monção. Segundo uma TV indiana, as autoridades cogitam usar drones para localizar sobreviventes.

Cerca de 33 mil pessoas haviam sido resgatadas até agora nesta semana, informou o governo. O primeiro-ministro Manmohan Singh ofereceu o equivalente a 7.600 reais para a família das vítimas fatais e 1.900 reais para os feridos. Ele também prometeu dinheiro para as pessoas que perderam suas casas.

Singh declarou ainda que vai direcionar o equivalente a 376 bilhões de em ajuda humanitária para a região afetada.

Fonte: http://www.portugues.rfi.fr/mundo/20130623-chuvas-torrenciais-provocam-deslizamentos-e-matam-quase-600-na-india


Notícia compartilhada no site: www.segundo-sol.com

Comente com o facebook



Mais abaixo comente sem ter conta no facebook

Deixe um comentário

XHTML: Você pode usar estas tags html: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Licença Creative Commons
O trabalho Segundo Sol está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-Compartilha-Igual 4.0 Internacional.
A cópia é estimulada desde que seja citada a fonte.

Este blog tem finalidades exclusivamente informativas e exprime as opiniões pessoais e subjetivas do autor.
Este blog não garante a exatidão do conteúdo fornecido nem pode ser considerado responsável por eventuais erros ou inexatidões das informações presentes no blog ou nos links externos. Este blog não é responsável pelos conteúdos inseridos por parte dos internautas na seção "Comentários".
Se em alguma publicação, direitos de autor ou de terceiros forem violados, por favor, contactar com o blog para podermos remover o conteúdo, escrever para: contato@segundo-sol.com informando o link. O conteúdo será prontamente removido.

Liberdade de Expressão
É importante esclarecer que este blog, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal ...
veja mais aqui

Print