Publicado em: sex, maio 24th, 2013

Alinhamento planetário promete show celestial no fim de semana

    Vênus e Júpiter, os dois planetas mais brilhantes do céu neste mês, receberão a companhia do pequeno Mercúrio para um espetáculo celestial raro neste fim de semana.

    Normalmente, Vênus, o segundo planeta mais próximo do sol, e Júpiter, que orbita à frente de Marte, estão a dezenas de milhões de quilômetros de distância. Mas eles têm orbitado juntos, enquanto se movem cada vez mais perto um do outro neste mês, junto a Mercúrio.

    Leia também: Teorias astronômicas tentam explicar Estrela de Belém

    O auge do show celestial será no domingo (26), quando o trio irá aparecer como um triângulo de luz brilhante no céu do Ocidente cerca de 30 minutos depois do pôr do sol.

    Conjunções triplas são relativamente raras, segundo a Nasa. A última foi em maio de 2011 e a próxima não ocorrerá antes de outubro de 2015.

    “Essa (conjunção) tripla é especialmente boa porque envolve os três planetas mais brilhantes do céu escuro em maio”, afirmou a agência espacial dos Estados Unidos em sua página na Internet.

    A formação deve ser visível mesmo em locais com cidades bastante iluminadas.

    Astrônomos sugerem aos observadores do céu que deixem Vênus e Júpiter serem o seu guia. Quando o céu escurecer, os planetas serão visíveis a olho nu.

    “Eles realmente brilham tão intensamente que você pode confundi-los com um ou dois aviões se aproximando com as suas luzes de pouso ligadas”, escreveu a revista StarDate, da Universidade do Texas, em seu site.

    No domingo, o Mercúrio formará o topo do triângulo. Na segunda-feira, Vênus e Júpiter vão estar lado a lado, a menos de 1 grau de distância.

    “Depois disso, Vênus e Mercúrio vão continuar subindo mais alto no céu escuro, enquanto Júpiter cai em direção ao sol”, disse a StarDate.

    FONTE:http://ultimosegundo.ig.com.br/ciencia/2013-05-24/alinhamento-plane…

    **********
    Abaixo um vídeo Nasa ScienceCast sobre a próxima atração no céu ao por do sol.


    Postado por LUZ em JORNAL CELESTIAL
    http://portaldosanjos.ning.com

    Notícia compartilhada no site: www.segundo-sol.com

    Comente com o facebook



    Mais abaixo comente sem ter conta no facebook

    Deixe um comentário

    XHTML: Você pode usar estas tags html: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

    Licença Creative Commons
    O trabalho Segundo Sol está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-Compartilha-Igual 4.0 Internacional.
    A cópia é estimulada desde que seja citada a fonte.

    Este blog tem finalidades exclusivamente informativas e exprime as opiniões pessoais e subjetivas do autor.
    Este blog não garante a exatidão do conteúdo fornecido nem pode ser considerado responsável por eventuais erros ou inexatidões das informações presentes no blog ou nos links externos. Este blog não é responsável pelos conteúdos inseridos por parte dos internautas na seção "Comentários".
    Se em alguma publicação, direitos de autor ou de terceiros forem violados, por favor, contactar com o blog para podermos remover o conteúdo, escrever para: contato@segundo-sol.com informando o link. O conteúdo será prontamente removido.

    Liberdade de Expressão
    É importante esclarecer que este blog, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal ...
    veja mais aqui

    Print