Publicado em: sex, fev 22nd, 2013

Ossadas de 800 anos são descobertas em cemitério no México

Arqueólogos mexicanos descobriram vestígios que poderiam ser de um panteão pré-hispânico no Estado de Puebla, em San Andres Cholula, segundo o arqueólogo Carlos Cedillo, encarregado pelas explorações no local. Até o momento, os especialistas encontraram 63 cadáveres e estão analisando os ossos que poderiam ser de outros 22 indivíduos.

Trata-se da maior descoberta de ossadas pré-hispânicas na região, de acordo com o arqueólogo. Os restos seriam correspondentes ao período pós-Clássico Médio, de uma antiguidade de cerca de 800 anos.

“As ossadas se encontram na mesma área, muitas delas em bom estado. Podemos falar em um panteão pré-hispânico: à primeira vista, temos desde crianças até adultos, mas o laboratório nos dará com precisão as idades. É uma descoberta muito relevante”, acrescentou Cedillo, arqueólogo do Inah (Instituto Nacional de Antropologia e História), órgão ligado ao governo mexicano.

Os arqueólogos estudam a qual cultura pertenceria o panteão e devem determinar se são Olmecas-Xicalancas ou Chichimecas, civilizações que se assentaram naquele período na região.

Em dezembro passado foram encontrados da mesma forma 13 cadáveres – adultos e crianças – em uma avenida próxima.

De maneira aleatória, os arqueólogos abrem poços em busca de vestígios nas ruas que passarão por obras. Em caso de encontrar algo com valor histórico, a zona é isolada para retirar o que foi descoberto.


Notícia compartilhada no site: www.segundo-sol.com

Comente com o facebook



Mais abaixo comente sem ter conta no facebook

Deixe um comentário

XHTML: Você pode usar estas tags html: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Licença Creative Commons
O trabalho Segundo Sol está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-Compartilha-Igual 4.0 Internacional.
A cópia é estimulada desde que seja citada a fonte.

Este blog tem finalidades exclusivamente informativas e exprime as opiniões pessoais e subjetivas do autor.
Este blog não garante a exatidão do conteúdo fornecido nem pode ser considerado responsável por eventuais erros ou inexatidões das informações presentes no blog ou nos links externos. Este blog não é responsável pelos conteúdos inseridos por parte dos internautas na seção "Comentários".
Se em alguma publicação, direitos de autor ou de terceiros forem violados, por favor, contactar com o blog para podermos remover o conteúdo, escrever para: contato@segundo-sol.com informando o link. O conteúdo será prontamente removido.

Liberdade de Expressão
É importante esclarecer que este blog, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal ...
veja mais aqui

Print