Publicações atualizadas em nossa página do FACEBOOK




Publicações do nosso blog

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

NASA fotografa explosão solar 20 vezes maior que a Terra


São Paulo - A NASA divulgou uma imagem de uma erupção solar com 20 vezes o diâmetro da Terra. A explosão que durou quatro horas aconteceu na segunda-feira (31).
Uma explosão solar é uma intensa erupção de radiação proveniente da liberação de energia magnética do Sol. Mas a tempestade só acontece quando um fluxo de radiação atinge o campo magnético da Terra. Isso acontece por causa das manchas solares, regiões onde existe uma redução de temperatura e pressão das massas gasosas no Sol.

Essa erupção solar se estendeu por mais de 257 mil quilômetros além do Sol. A imagem feita pelo Solar Dynamics Observatory (SDO) traz também uma ilustração da Terra para se ter uma noção da dimensão da explosão solar.

A SDO conseguiu capturar a erupção solar porque ela trabalha com luz ultravioleta extrema. Forças magnéticas impulsionaram o fluxo de plasma do Sol, mas sem força suficiente para vencer a gravidade. Por isso, a maior parte do plasma caiu novamente sobre o Sol.

A NASA também divulgou um vídeo sobre a explosão solar criado com a união de todas as imagens capturadas pela sonda. Ela estuda os processos do Sol e analisa como eles podem influenciar a Terra. Veja abaixo:

via: http://exame.abril.com.br/ciencia/noticias/nasa-fotografa-explosao-solar-20-vezes-maior-que-a-terra

Vídeo:


EmoticonEmoticon