Publicado em: sex, jul 13th, 2012

Atenção: Intensa explosão solar pode atingir a Terra neste sábado

Uma violenta explosão solar ocorrida na quinta-feira ejetou ao espaço bilhões de toneladas de gás ionizado que deverão atingir a Terra nas próximas horas. O choque deve produzir poderosas tempestades geomagnéticas com riscos a satélites e linhas de distribuição elétrica.

Clique aqui para animar o modelo

A explosão solar ocorreu na tarde de quinta-feira e foi produzida na região da mancha solar ativa AR1520, que está voltada diretamente em direção ao nosso planeta. Com a explosão, detectores a bordo de satélites geoestacionários mediram a intensidade da radiação no comprimento de onda dos raios-x entre 1 e 8 angstrom e a classificaram em X1.4.

Tormentas de Classe X são muito fortes e durante os eventos de maior atividade podem provocar blackouts de radiopropagação que podem durar diversas horas ou até mesmo dias. Em casos extremos podem causar colapso em sistemas de distribuição de energia elétrica, panes em satélites, destruir transformadores e circuitos eletrônicos.

De acordo com dados fornecidos pelo SWPC, o Centro de Previsão do Clima Espacial dos EUA, as partículas ejetadas durante a explosão devem atingir a magnetosfera da Terra por volta das 07h00 da manhã de sábado, causando fortes tempestades geomagnéticas.

Para cobrir a Terra em cerca de 36 horas, as partículas ionizadas estão se deslocando à velocidade de 4.1 milhões de km/h.

A intensidade da tormenta é bastante forte e poderá provocar auroras boreais até mesmo em latitudes abaixo do paralelo de 45 graus.

Devido à explosão, uma gigantesca quantidade de prótons acelerados pelo evento está neste momento (sexta-feira) se chocando contra a Terra, causando tempestades classificadas como S1, de baixa intensidade.

Artes: No topo, modelo de previsão mostra a possível evolução do deslocamento e da pressão dinâmica das partículas ao atingirem a magnetosfera da Terra. Acima, poderoso flare solar registrado no comprimento de onda do ultravioleta ocorrido na tarde de 12 de julho de 2012. O flare é o responsável pela tormenta geomagnética que deverá atingir a Terra em 14 de julho de 2012. 

Crédito: NASA/ISWA
Colaboração: Andrea e Zulma

Mensagem Publicada no site: www.segundo-sol.com

Comente com o facebook



Mais abaixo comente sem ter conta no facebook
Exibindo 8 Comentários
Diga o que achas a respeito
  1. ailton disse:

    André essa AR1520 é a tal mancha preta que falei no dia 08 de julho.
    Naquele dia elá estava bem no canto da esfera se movendo no sentido anti-horario.
    Dei uma olhada nela nesta sexta a tarde e a mancha esta cada vez mais perto do centro do sol.
    Essas mancha são como canos de espingardas e dessa vez todas elas estao apontadas p/ térra.
    O que vai acontecer daqui a pouco é só mais um aviso.
    Acredito que ainda nesse mês vão acontecer outros maiores.

  2. Sabe-se que a ação solar é dos fatores mais determinantes para que ocorra os movimentos ascensionais em curso. Então, episódios solares como este aqui narrado, são o que existe de mais aguardado e providencial, para estes tempos de mudanças inexoráveis neste nosso velho mundo, única alternativa para se acordar do grande sono que tem se vivido por longos ciclos. É claro que este pico solar que já se adentra, não será nada típico e nem conforme já se conhece pela ciência, pois que contará com eventos especiais, tais como: o alinhamento galático e a própria maior proximidade do Hercólubus… Que, necessariamente, farão toda a diferença. Grato pela rica postagem!

  3. ASTROLÓGICOS disse:

    O mes de junho foi um mes atipico nublado e de tom alaranjado anguns dias impossivel de se ver o Sol na capital de Sp !!! tenho fotos obtidas em 20 maio 2012 dezenas delas !!! Com relação ao segundo sol num dos videos do movimento de Hercolubus ao verificar ele cruza a trajetoria de um planeta ou estrela em 21 12 2012 Qual cruzamento eh esse com qual astro alguem sabe responder !!! Acredito q apontando pra Marte agora será possivel visualizar melhor o segundo sol pois a trajetoria pelo video mostra q o sol ira iluminar ambos ao mesmo tempo

  4. Dani disse:

    Olá,me chamo Daniel, tenho acompanhado o fórum há um mês mais ou menos e gostaria de fazer uma pergunta aos amigos, há mais ou menos 1 mês eu estava observando o sol através de uma chapa de raio x e consegui uma boa visualização deu pra ver um contorno bem delimitado mas o que me chamou a atenção foi um pontinho preto que deu pra ver , num primeiro momento eu achei que pudesse ser alguma interfêrencia sem relação com o sol mas conforme o sol se elevava no horizonte o pontinho ia junto e se mantinha na mesma posição em relação ao sol. Hoje eu observei de novo e lá estava o pontinho novamente mas dessa vez numa outra posição mas ainda “no sol”. eu queria postar uma imagem que eu preparei no paint pro pessoal poder visualizar melhor o que eu to dizendo, gostaria de contrar com a ajuda do pessoal no intuito de descobrir o que é esse pontinho. Só pra finalizar queria dizer que se dividíssemos o disco solar em 4 com uma cruz, na primeira vizualização o pontinho estava no quadrande sudeste e hoje estava no noroeste, desde já agradeço a ajuda, abraços.

  5. Bom dia no site http://sohowww.nascom.nasa.gov/sunspots/ vocês podem ver as manchas solares e detalhes sobre as explosão da massa coronal solar e lá tem as imagens e vídeos e verão que cada a maioria das manchas são maiores do que a Terra.Os pontos pretos devem ser isso.
    Hoje o índice Kp chegou a 6 e o que equivale a uma tempestade magnética classe G2 mais detalhes no link:http://www.monitorglobal.com.br/monitor+magnetosferico/observatorio/indice+k.html
    Abraço

    Leonardo Ibiapina

  6. Quem tiver celulares smartphone com Android ou Iphone recomendo o aplicativo grátis 3D Sun pois dá para acompanhar em tempo real as manchas e explosões solares além de verificar se estão direcionadas de frente para a Terra e uma mensagem é recebida em cada alteração. Uma conexão Wi fi ou 3G é requerida para ter acesso as informações atuais do aplicativo.

    Leonardo Ibiapina

  7. Humberto disse:

    Uma nova e violenta explosão foi detectada hoje as 11h (horário brasileiro) pelo Observatório Soho, de classe M, talvez M2, ainda nao é possível saber a direção (se vem em direção a terra ou não) e nem o indice KP, embora alguns sites já expeculam que é a maior explosão solar dos últimos tempos, vamos acompanhar.

Deixe um comentário

XHTML: Você pode usar estas tags html: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Licença Creative Commons
O trabalho Segundo Sol está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-Compartilha-Igual 4.0 Internacional.
A cópia é estimulada desde que seja citada a fonte.

Este blog tem finalidades exclusivamente informativas e exprime as opiniões pessoais e subjetivas do autor.
Este blog não garante a exatidão do conteúdo fornecido nem pode ser considerado responsável por eventuais erros ou inexatidões das informações presentes no blog ou nos links externos. Este blog não é responsável pelos conteúdos inseridos por parte dos internautas na seção "Comentários".
Se em alguma publicação, direitos de autor ou de terceiros forem violados, por favor, contactar com o blog para podermos remover o conteúdo, escrever para: contato@segundo-sol.com informando o link. O conteúdo será prontamente removido.

Liberdade de Expressão
É importante esclarecer que este blog, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal ...
veja mais aqui

Print