Publicado em: seg, jun 18th, 2012

Terra foi alvo de tempestade magnética

Duas ondas fortes de plasma, resultados das erupções ocorridas no Sol em 13 e 14 de junho, atingiram a Terra quase simultaneamente e causaram uma tempestade magnética, evidenciam os dados doCentro de Prognósticos Climatológicos Espaciais da Administração Nacional Oceanográfica e Atmosférica (NOAA) dos EUA.

Conforme a informação do Centro, às 21h00 GMT no sábado o índice Kp (atividade geomagnética), medido por uma rede de estações magnéticas terrestres, atingiu 5 pontos – o nível mínimo, considerado tempestade magnética. Para as 03h00 GMT no domingo o índice decaiu a 4 pontos e continua a este nível. Além disso, os satélites GOES registaram o crescimento do afluxo de prótons perto do nosso planeta.

imagem retirada do site www.apolo11.com

Explicação

O gráfico acima mostra o Índice KP de atividade solar e é atualizado a cada 3 horas.
Os valores são derivados do tradicional Índice K, informados por uma série de magnetômetros instalados principalmente no Canadá e EUA. O índice retrata diretamente a intensidade do fluxo solar e as perturbações causadas na alta atmosfera terrestre, principalmente a ionosfera.
O Índice KP varia conforme a hora do dia, época do ano e também com a posição da Terra em relação ao Sol. Também existe relação direta com a quantidade de manchas solares. Quanto mais alto o índice, mais ruidoso está o Sol e mais radiação ionizante atinge a Terra.
Quando o índice KP está abaixo de 5 as condições da ionosfera estão quietas. Acima desse número já ocorrem tempestades geomagnéticas, sendo que números acima de 6 já são considerados preocupantes e diversas empresas e instituições são alertadas sobre a possibilidade de interferências e danos em equipamentos.

Registro de auroras boreais devido esta tempestade geomagnética:
Southland, New Zealand
Crater Lake National Park, Oregon

 Fonte: http://spaceweather.com/


Mensagem Publicada no site: www.segundo-sol.com

Comente com o facebook



Mais abaixo comente sem ter conta no facebook

Deixe um comentário

XHTML: Você pode usar estas tags html: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Licença Creative Commons
O trabalho Segundo Sol está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-Compartilha-Igual 4.0 Internacional.
A cópia é estimulada desde que seja citada a fonte.

Este blog tem finalidades exclusivamente informativas e exprime as opiniões pessoais e subjetivas do autor.
Este blog não garante a exatidão do conteúdo fornecido nem pode ser considerado responsável por eventuais erros ou inexatidões das informações presentes no blog ou nos links externos. Este blog não é responsável pelos conteúdos inseridos por parte dos internautas na seção "Comentários".
Se em alguma publicação, direitos de autor ou de terceiros forem violados, por favor, contactar com o blog para podermos remover o conteúdo, escrever para: contato@segundo-sol.com informando o link. O conteúdo será prontamente removido.

Liberdade de Expressão
É importante esclarecer que este blog, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal ...
veja mais aqui

Print