NASA não consegue explicar misteriosas nuvens elétricas de cor azul sobre os polos da Terra

Todos os anos, mais ou menos nas proximidades de junho, surgem nuvens azuis e elétricas ao longo dos polos Norte e Sul.

Elas são chamadas de nuvens noctilucentes e só podem ser observadas em profundidade no crepúsculo, quando o Sol está abaixo do horizonte.

Segundo a NASA, a sua origem ainda é um grande mistério. “Várias teorias tentam associá-las a poeiras cósmicas, escape de foguetes, aquecimento global ou uma mistura das três”, afirma a Agência Espacial Norte Americana em um comunicado oficial.

Essas nuvens são extremamente altas, localizadas quase no limite entre a atmosfera terrestre e o espaço. São bastante difíceis de visualizar, mas elas aparecem como se fossem imensos tentáculos azuis e brancos, quando iluminadas pela luz solar.

O site da NASA informa que elas são como grandes “lâmpadas geofísicas”, atingindo intensidade máxima em um período que varia de 5 a 10 dias. A foto foi capturada por Brian Whittaker.

Extraído de: http://jornalciencia.com/universo/diversos/1781–nuvens-noctilucentes

Postado por Andrea Cortiano

Mensagem Publicada no site: www.segundo-sol.com

Comente com o facebook



Mais abaixo comente sem ter conta no facebook

Deixe um comentário

XHTML: Você pode usar estas tags html: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Licença Creative Commons
O trabalho Segundo Sol está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-Compartilha-Igual 4.0 Internacional.
A cópia é estimulada desde que seja citada a fonte.

Este blog tem finalidades exclusivamente informativas e exprime as opiniões pessoais e subjetivas do autor.
Este blog não garante a exatidão do conteúdo fornecido nem pode ser considerado responsável por eventuais erros ou inexatidões das informações presentes no blog ou nos links externos. Este blog não é responsável pelos conteúdos inseridos por parte dos internautas na seção "Comentários".
Se em alguma publicação, direitos de autor ou de terceiros forem violados, por favor, contactar com o blog para podermos remover o conteúdo, escrever para: contato@segundo-sol.com informando o link. O conteúdo será prontamente removido.

Liberdade de Expressão
É importante esclarecer que este blog, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal ...
veja mais aqui

Print