Publicado em: ter, jun 26th, 2012

Maneira fácil de saber se ao registrar o “Segundo Sol” com uma câmera, foi um Reflexo da Lente

1.) Faça uma imagem com sua câmera e possivelmente poderá aparecer um pontinho brilhante ao lado do sol

2.) Comece a mover o dedo em frente da câmera

3.) Até que o seu dedo cubra o sol, se o ponto desaparecer é sinal que foi um REFLEXO DA LENTE!

4.) Mova o dedo, em frente à câmera no rumo do “suposto pontinho luminoso”, se o ponto aparece na frente de seu dedo, é porque foi um REFLEXO NA LENTE!

Nota: Além das dicas acima, observe também o sol “com os olhos da carne” nos horários que não afetam a visão, ou seja, logo ao nascer e no pôr do sol (Obs. Por questão de segurança, veja o último item das perguntas e resposta sobre o Segundo Sol – Dicas de Segurança para observar o Sol segundo a UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais).

Fonte: http://poleshift.ning.com/profiles/blogs/please-place-your-planet-x


Mensagem Publicada no site: www.segundo-sol.com

Comente com o facebook



Mais abaixo comente sem ter conta no facebook
Exibindo 3 Comentários
Diga o que achas a respeito
  1. Anonymous disse:

    Caros internautas, eu vi o 2°sol por acaso. Faz mais ou menos uns 20 dias, eu estava dentro de um ônibus, perto do campo de Santana , no Rio. Era por volta de 9h, o dia estava meio nublado, eu olhei pela janela, casuamente e vi, eu esta de óculos que variam de cor, claro escuro. Achei estranho, mas vi perfeitamente o sol e o planeta que estava perto, tenho certeza que não era a lua.

  2. Jorge Sad disse:

    Até que o seu dedo cubra o sol, se o ponto “desaparecer” é sinal que foi um REFLEXO DA LENTE!

    Nao seria o segundo sol nao ?

  3. André MA disse:

    Olá Jorge

    Não seria, tendo em vista, por questões da própria física (ótica), que ao tampar o sol, o objeto continuaria a aparecer (não há uma dependência do que for coberto aparecer, para que o outro apareça).
    Tão simplesmente, explicado no vídeo, que se trata de reflexo na lente.

    André

Deixe um comentário

XHTML: Você pode usar estas tags html: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Licença Creative Commons
O trabalho Segundo Sol está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-Compartilha-Igual 4.0 Internacional.
A cópia é estimulada desde que seja citada a fonte.

Este blog tem finalidades exclusivamente informativas e exprime as opiniões pessoais e subjetivas do autor.
Este blog não garante a exatidão do conteúdo fornecido nem pode ser considerado responsável por eventuais erros ou inexatidões das informações presentes no blog ou nos links externos. Este blog não é responsável pelos conteúdos inseridos por parte dos internautas na seção "Comentários".
Se em alguma publicação, direitos de autor ou de terceiros forem violados, por favor, contactar com o blog para podermos remover o conteúdo, escrever para: contato@segundo-sol.com informando o link. O conteúdo será prontamente removido.

Liberdade de Expressão
É importante esclarecer que este blog, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal ...
veja mais aqui

Print