Publicado em: ter, jun 5th, 2012

Trânsito de Vênus é espetáculo astronômico do século (assista ao vivo no dia 5 de junho)

O que é o Transito de Vênus?

Vênus é um planeta cuja órbita é interna à da Terra, ou seja, ele orbita entre a Terra e o Sol. O trânsito de Vênus nada mais é do que um alinhamento entre o Sol, Vênus e a Terra. Durante esse fenômeno, Vênus passará diante do disco solar, formando algo como um minieclipse, e causará uma diminuição de cerca de 1% da luz solar que atinge a Terra, o que será imperceptível.

A Terra, Vênus e o Sol formam um alinhamento perfeito.
Fonte: http://explorandoouniverso-ciencias.blogspot.com.br/2012/01/transito-de-venus.html

Ao vivo: trânsito de Vênus é espetáculo astronômico do século 
No dia 5 de junho, o céu será palco de um raro fenômeno celeste que nenhum ser humano vivo poderá presenciar outra vez. Trata-se do trânsito de Vênus, um momento muito especial em que o brilhante planeta cruzará o disco solar. Tão raro que o próximo só vai acontecer em 2117.

Os trânsitos de Vênus são muito raros e acontecem em pares separados por mais de 100 anos. O evento dessa terça-feira é o par do trânsito ocorrido em 2004 e o próximo par será daqui a 105 anos.

O trânsito de 2012 terá cerca de 7 horas de duração e terá início 22h09 UTC, ou 19h09 pelo horário de Brasília. O fim do evento ocorrerá às 04h49 UTC ou 01h49 BRT do dia 6.

Locais para ver

Nota Segundo Sol: Conforme imagem acima, o trânsito de Vênus não poderá ser observado na região ao centro  em cinza, portanto, no Brasil, o Trânsito de Vênus praticamente não será visto, a não ser num pedacinho do extremo noroeste.

A passagem de Vênus na frente do Sol poderá ser acompanhada por observadores em sete continentes. No Brasil, o evento só poderá ser visto parcialmente em algumas localidades do extremo oeste do Acre e Amazonas e mesmo assim apenas durante alguns minutos. O motivo é que na maior parte do país o Sol estará abaixo do horizonte quando o trânsito começar.

Cruzeiro do Sul, no Acre, é a cidade que mais será favorecida. No dia 5 de junho o Sol se põe às 18h40 pelo horário local, ou as 22h40 UTC. Como o trânsito começa as 22h09 UTC, os observadores daquela cidade poderão ver o evento durante cerca de 31 minutos. No entanto, a observação será limitada a uma fração do trânsito e Vênus será visível apenas na borda da estrela. Em seguida o Sol se põe.

Na América do Sul os melhores lugares são os pontos ocidentais extremos do continente. Nos EUA a observação será amplamente documentada e o Sol ainda estará a pino quando o trânsito começar. No Havaí, diversos telescópios solares já estão prontos para transmitir ao vivo o evento.

Primeiros Mistérios
Os trânsitos de Vênus chamaram a atenção mundial no século 18. Naquela época, o tamanho do Sistema Solar era um grande mistério para a ciência. Apesar das distâncias absolutas dos planetas serem conhecidas, as distâncias relativas eram incertas. Afinal, qual a distância que era preciso viajar para chegar a outros mundos? As respostas eram tão misteriosas como a natureza da matéria escura é nos dias de hoje.

Para o astrônomo Edmund Halley, a chave para essa pergunta estava em Vênus. Halley compreendeu que se observasse trânsitos planetários a partir de muitas localidades diferentes poderia triangular a distância de Vênus usando simplesmente o princípio da paralaxe.

A ideia de Halley encantou os cientistas, que partiram em expedições ao redor do mundo para ver o par de trânsitos ocorrido na década de 1760. Um dos maiores exploradores da época, James Cook, foi enviado até o Taiti, um lugar tão estranho para os europeus da época como a Lua ou Marte podem parecer para nós nos dias de hoje.

Apesar dos esforços e da grande empolgação, o mau tempo, aliado à óptica primitiva dos instrumentos e a “imprecisão” natural da atmosfera de Vênus, além de outros fatores impediram que os primeiros observadores registrassem os dados necessários.

Como os trânsitos não acontecem todos os dias, os astrônomos precisaram esperar mais 100 anos até que um novo par de trânsitos e a invenção da fotografia pudessem auxiliar e no final de 1800, pela primeira vez o tamanho do Sistema Solar foi medido, exatamente como Edmund Halley tinha sugerido.

2004
Em 2004 os cientistas abandonam as medições do trânsito de Vênus por paralaxe, mesmo assim houve muito interesse no evento já que os pesquisadores tentaram medir o padrão de obscurecimento da luz solar durante a passagem do planeta na frente da estrela. O objetivo foi refinar as técnicas que são usadas até hoje na busca por planetas extrassolares.

Assista o Trânsito de Vênus ao Vivo

Link do site Apolo11, a partir das 19 horas (hora de Brasília) do dia 05 de junho de 2012.

Outro link que será disponível livestream, poderá ser acompanhado a partir das 22h30 (horário de Brasília) do dia 5 de junho.

Fonte: http://www.apolo11.com

Nota Segundo Sol: Veja também a publicação: 20 de maio de 2012 – A data que alguns ERRONEAMENTE esperam para 21/12/2012, onde o repórter investigativo Jaime Mausan, citou sobre o Trânsito de Vênus (segundo vídeo desta publicação), pela interpretação das imagens de Crop Circles.


Mensagem Publicada no site: www.segundo-sol.com

Comente com o facebook



Mais abaixo comente sem ter conta no facebook
Exibindo 8 Comentários
Diga o que achas a respeito
  1. Anonymous disse:

    AGUARDEM- BREVE EM CARTAZ O MAIOR ESPETÁCULO DA TERRA
    DIRETAMENTE DOS ESTUDIOS UNIVERSAIS EM LANÇAMENTO MUNDIAL

    A NOITE ESCURA DA ALMA

    Dirigido por Is-Is, Metraton, Miguel e uma equipe de 1a.linha
    Efeitos sonoros por terra e céu
    Efeitos especíais por Gaia e Hercóbulus
    Protagonistas- Onda Galactica e Ki-Ris-Ti

    Sinopse;-
    Num dia qualquer nesse ano de 2012 uma vóz chama todos ao recolhimento
    dá a população um prazo de 72 horas até o chamado “ponto zero”.Para que
    ninguém diga que não foi avisado,a Diretora vestida de Maria (para ser
    reconhecida)se fará visível.
    Ignorando esse alerta a população continua sua vida, apenas uma minoria
    atende á esse chamado, até que coisas estranhas começam á acontecer,
    temendo uma invasão alienígena os militares de todo planeta retiram o
    alto escalão dos governos em segurança e para manter a ordem um estado de
    alerta é decretado, findo esse prazo entram em cena os dois protagonistas,
    primeiro a Onda Galáctica, depois o consagrado Ki-Ris-Ti, que mesmo na
    invisibílidade sempre esteve presente.

    Suelly

  2. André MA disse:

    Oi Suelly

    ADOREI!!!!

    Com certeza será “um dos filmes” mais assistido por todo o Universo.
    E nós estamos de camarote, ou melhor, somos atores coadjuvante deste filme, hehehe.

    Bjos
    André

  3. Marlene Moro disse:

    Muito Bommmmmmmmmmmmmmm.

    Marlene Moro

  4. Mais um evento expressivo dentro desta especial convergência astronômica, a desenrolar-se neste nosso tempo de agora. A ilustração do fenômeno foi das melhores, tendo sido tanto agradável quanto esclarecedora.

  5. Adorei a Sinopse da Suelly…rsrsr!

  6. Marco Aurélio do rio Grande do Sul disse:

    Estou ficando muito, mas muito curioso mesmo,pena eu não ter tempo pra dar a devida atenção a matéria de vcs. Mas tenho certeza que quando esse filme começar,acharei tempo pra deslumbra-lo. Sou alguém que foi marcado em uma abdução e até hoje ainda não sei qual minha utilidade neste cenário. Mas sei que tenho um objetivo. mas qual seria???

  7. André MA disse:

    Marco Aurélio

    Falando numa boa com você: se nem você sabe qual é sua utilidade, porque eu saberiam, se nem ao menos te conheço? (não é para responder).
    Às vezes procuramos no exterior o que sempre esteve dentro de nós mesmos. Às vezes ficamos confusos pois tentamos entender o ILIMITADO com o Limitado (nossa personalidade/ego).

    Não existe tempo que não seja este Eterno Agora. Você nunca encontrará este tempo no amanhã!
    Essa projeção no amanhã é uma das causas desse confinamento.

    Nada a julgar. Cada um segundo sua Vibração.

    André

  8. Letícia Bortolas Lago disse:

    Ai, eu quero ve o sol brilhar e vênus aparecer!
    Adorei esse blog!
    Bjs

Deixe um comentário

XHTML: Você pode usar estas tags html: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Licença Creative Commons
O trabalho Segundo Sol está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-Compartilha-Igual 4.0 Internacional.
A cópia é estimulada desde que seja citada a fonte.

Este blog tem finalidades exclusivamente informativas e exprime as opiniões pessoais e subjetivas do autor.
Este blog não garante a exatidão do conteúdo fornecido nem pode ser considerado responsável por eventuais erros ou inexatidões das informações presentes no blog ou nos links externos. Este blog não é responsável pelos conteúdos inseridos por parte dos internautas na seção "Comentários".
Se em alguma publicação, direitos de autor ou de terceiros forem violados, por favor, contactar com o blog para podermos remover o conteúdo, escrever para: contato@segundo-sol.com informando o link. O conteúdo será prontamente removido.

Liberdade de Expressão
É importante esclarecer que este blog, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal ...
veja mais aqui

Print