Publicado em: dom, maio 20th, 2012

Terremoto na Itália mata pelo menos 6 pessoas e fere outras 50

O terremoto de magnitude 5,9 graus na escala Richter que atingiu o norte da Itália nesta madrugada tirou a vida de pelo menos seis pessoas e causou ferimentos em cerca de 50, além de numerosos danos materiais, disse o responsável de Defesa Civil da região Demetro Egli.

A população italiana, que não havia se recomposto ainda da comoção causada pelo atentado a bomba num colégio na cidade de Brindisi (sul do país), amanheceu com a notícia de um terremoto às 4h03 locais (23h03 de sábado de Brasília) na região de Emilia Romagna (norte da Itália), sentido também em outras como Toscana, Vêneto, Lombardia, Trentino-Alto Adige e Friuli Venezia Giulia.

Na fábrica da cidade de Bondeno, na província de Ferrara, região de Emilia Romagna, morreu um trabalhador marroquino de 29 anos, que terminaria seu turno às 5h locais (meia-noite de Brasília). Foi vítima de uma viga que caiu em sua cabeça – outros operários não ficaram feridos.

Na fábrica de cerâmica da cidade de Sant”Agostino, Nicola Cavicchi – que tinha decidido substituir um colega neste domingo – e Leonardo Ansaloni morreram quando trabalhavam no departamento de cocção, esmagados pelo telhado, segundo explicou o representante sindical Victor Battagia.

A alemã Gabi Ehsemann, de 37 anos, que se encontrava na Itália por motivos profissionais, morreu em San Pietro in Casale, Bolonha, provavelmente por causa de uma crise de pânico diante do terremoto, informou o Comando Provincial dos Carabineiros de Bolonha.

Crise de pânico também foi o motivo da morte de uma mulher de mais de 100 anos da cidade de Sant”Agostino, informam fontes médicas.

Um operário da empresa de fundição Tecopress, no distrito de Dosso, em Sant”Agostino, apareceu morto entre as ruínas do teto da fábrica que desabou.

Os dados provisórios de Defesa Civil apontam cerca de 50 feridos em toda a região nordeste da Itália.

Uma hora depois do terremoto, sentido em todo o nordeste da Itália, houve uma réplica de 4,9 graus no norte da província de Modena às 5h03 locais (0h03 de Brasília), que provocou desmoronamentos de algumas fábricas em Bondeno.

A Defesa Civil informou ainda que o sismo derrubou a igreja de San Felice sul Panaro, na província de Modena.

Na cidade de Mirandola, província de Ferrara, os pacientes em estado grave de saúde foram transferidos do hospital local, assim como os idosos de uma casa de repouso.

Além disso, foram detectados graves danos materiais em Ferrara, onde se reportaram à polícia e proteção civil desmoronamentos de numerosas casas e prédios históricos.

O terremoto de 5,9 graus foi revisado pelo Serviço Geológico dos EUA (USGS), que estabeleceu uma magnitude de 6 graus e profundidade de 5,1 quilômetros, em vez dos 10,1 quilômetros que anunciou previamente.

O terremoto, que teve seu hipocentro cinco quilômetros ao leste da cidade de San Felice sul Panaro, segundo o Instituto Nacional de Geofísica e Vulcanologia da Itália, foi precedido por outros dois tremores, um de 4,1 graus às 1h13 local (20h13 de sábado de Brasília) e outro de 2,2 graus à 1h43 local (20h43 de sábado de Brasília).

Em várias cidades, muitas pessoas saíram às ruas em pânico ao sentirem o tremor, que durou cerca de 20 segundos.

Os italianos reviveram o terremoto dos Abruzos (centro da Itália), que em 6 de abril de 2009 – com magnitude de 5,8 graus na escala Richter – provocou a morte de 308 pessoas, 1,6 mil feridos e milhares de refugiados e devastou povoados da região e do centro histórico de L”Aquila.

No início da manhã, o tráfego ferroviário foi restabelecido nas principais linhas da região atingida pelo terremoto, “após os reconhecimentos técnicos previstos nos protocolos de segurança para verificar a integridade das infraestruturas”, destacam as autoridades ferroviárias.

Colaboração de Zulma Peixinho
Fonte: 

Mensagem Publicada no site: www.segundo-sol.com

Comente com o facebook



Mais abaixo comente sem ter conta no facebook
Exibindo 2 Comentários
Diga o que achas a respeito
  1. Anonymous disse:

    Olá André! Não sei se tu já conheces o site http://www.usgs.gov é um site do governo americano bem interessante onde aparece ‘tudo’ sobre terremotos. ‘Todos’ o terremotos da hora, dia e semana estão sinalizados em um mapa (no campo Real-Time) A princípio tudo oq é divulgado na mídia aparece ali. Não apareceu este último de Minas Gerais, mas esse nem o nosso governo conseguiu medir. A visualização é muito boa. Tem dias que a gente leva um susto com oq esta acontecendo a nível mundial. É um site interessante como fonte de informação para todos os que ‘sentem’ que tem algo diferente por aí. abraço Jacqueline-Porto Alegre

  2. André MA disse:

    Olá Jacqueline

    A página que temos publicada que atualizada automaticamente os terremotos com intensidade maior ou igual a 5 é desse site, veja:

    http://www.segundo-sol.com/2011/03/terremotos-com-intensidade-maior-ou.html

    Muito obrigado.
    Um grande abraço!
    André

Deixe um comentário

XHTML: Você pode usar estas tags html: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Licença Creative Commons
O trabalho Segundo Sol está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-Compartilha-Igual 4.0 Internacional.
A cópia é estimulada desde que seja citada a fonte.

Este blog tem finalidades exclusivamente informativas e exprime as opiniões pessoais e subjetivas do autor.
Este blog não garante a exatidão do conteúdo fornecido nem pode ser considerado responsável por eventuais erros ou inexatidões das informações presentes no blog ou nos links externos. Este blog não é responsável pelos conteúdos inseridos por parte dos internautas na seção "Comentários".
Se em alguma publicação, direitos de autor ou de terceiros forem violados, por favor, contactar com o blog para podermos remover o conteúdo, escrever para: contato@segundo-sol.com informando o link. O conteúdo será prontamente removido.

Liberdade de Expressão
É importante esclarecer que este blog, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal ...
veja mais aqui

Print