Publicações atualizadas em nossa página do FACEBOOK




Publicações do nosso blog

segunda-feira, 28 de maio de 2012

Terremoto muito forte de 6,7 graus atinge o norte da Argentina


Um terremoto de 6,7 graus (inicialmente reportado como 6,4 graus) de magnitude na escala Richter atingiu, nesta segunda-feira, uma região do norte da Argentina, informou o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês).

O terremoto aconteceu a 589 km de profundidade e a 52 km da localidade de Anatuya, em Santiago del Estero, a mais de 800 km a noroeste de Buenos Aires.

Ainda não se sabe se o tremor, registrado às 2h07 (horário de Brasília), causou danos pessoais ou materiais.



Relatório Sismológico

O Monitor de Terremotos destaca um intenso abalo sísmico que atingiu 6.7 graus na escala Richter foi registrado na Argentina, em local a ser determinado às 05:07 UTC (28/05). O violento abalo teve seu epicentro localizado sob as coordenadas 28.06S e 63.07W, a 588 km de profundidade. Apesar da grande intensidade do abalo, a profundidade em que ocorreu o evento favorece a dissipação da energia antes de chegar à superfície.

2 comentários

Este terremoto foi sentido aqui no Brasil 20 minutos após, na cidade de Dois Vizinhos (Sudoeste do Paraná).

Oi André!
Foi bem na linha do norte aqui do Rio Grande do Sul. E na linha do sul de Santa Catarina. Tudo relativamente 'perto' se comparado a distâncias globais. O RS é terra de gente tão grossa (indiada grossa barbaridade!), que aqui não 'dá' terremoto. Mas estes abalos que estão vindo da costa do Chile para o interior do continente poderiam atravessar/refletir na região montanhosa de SC? (já tão sujeita a desmoronamentos de morros pelas chuvas - região geologicamente instável??). Fica o questionamento. Jacqueline - Porto Alegre/RS


EmoticonEmoticon