Publicado em: dom, maio 27th, 2012

Índia: Chuvas de Meteoritos + misterioso som ouvido na terça-feira (22/05)

NAGPUR: Agora é oficial. As bolas de fogo vistas por algumas pessoas no distrito e cidade de Akola na terça-feira, foram chuvas de meteoritos espalhados por uma área de mais de 200km. Eles viajaram em direção leste e caíram em Katol Tehsil, distrito de Nagpur. É a primeira vez que chuvas de meteoritos foram gravadas em Vidarbha. Uma equipe do GSI para mais provas, fará em um dia ou dois o levantamento de toda a área onde as pessoas tinham testemunhado bolas de fogo e explosões, como o som.

No entanto, a razão científica do som permanece inexplicada. Especulações são de que o som poderia ser o efeito cumulativo de diferentes peças de um grande número de meteoritos que caem sobre uma vasta área ou de impacto de um grande e único que caiu em uma área desabitada como a floresta profunda ou leitos dos rios.

Os cientistas também não estão certos de qualquer correlação, se houver, entre os meteoritos que caem e tremores de 2,1 na escala Richter registrados na mesma época. Eles disseram que um tremor causado pelo impacto de um meteorito enorme, não poderia ser descartado, mas os dois eventos que acontecem em conjunto também poderiam ser uma coincidência.

Uma equipe de geólogos liderados pelo diretor-geral adjunto (DDG) do Serviço Geológico da Índia (GSI) região Central na cidade Binod Kumar, recolheu pedaços de meteoritos pequenos a partir de locais diferentes e em torno da cidade Katol na noite de quarta-feira. “Recebemos uma chamada de telefone a partir Katol em torno de 05:00 na quarta-feira sobre algumas pedras, como objetos caídos em lugares diferentes. Corri para o local com quatro geólogos e recolhemos os pedaços. Todas as peças são meteoritos”, disse Kumar.

O DDG disse que muitas pessoas tinham ouvido o som.

A equipe GSI confirmou os fatos na presença do tehsildar Katol. Peças de quatro locais diferentes em Laxmi Nagar, Layout IUDP, estrada Khutamba e layout IUDP para Nagpur, estradas que foram coletados, respectivamente, pelos moradores da cidade Nathoji Ramakrishna Charde, Govinda Muralidhar Mahajan, Javed Shaikh Razzak e Pundlik Kashiram Shivarkar. “As peças estão em nossa posse. Vamos enviá-los para a nossa sede em Calcutá, onde será produzida a sua química exata e análise física e sua idade determinada, utilizando o método de radioisótopos”, disse Kumar.

O diretor do departamento de petrologia G Suresh disse que todas as peças eram de um “meteorito pedregoso”, como eles eram muito ricos em minerais de silicato e quantidades diminutas de ferro e níquel. “A superfície é preta por causa da queima de efeito à medida que entrou na atmosfera da Terra”, disse ele. A amostra de Lakshmi Nagar é maior (9.5X9X5.5cm) e pesa 673,5 gramas.

O geólogo SH Wankhede disse, “quando todas as amostras coletadas estão frias, elas contêm alguns nódulos de ferro e níquel. Esta peça causou um impacto no terreno e criou um vazio de 8X6X10 centímetros”, disse ele. O terceiro geólogo Mohammed Shareef disse que a terceira peça recuperada de um campo agrícola naestrada em Khutamba, caiu sobre um teto de ferro galvanizado e o perfurou.

O Raman Science Centre coordenador do projeto de Shrikant Pathak esclarece que os meteoritos, por vezes, causam um som

quando explodem no ar ou grandes pedaços colidem um com o outro. Soe ocorreu também no caso de uma quebra de uma cavidade no interior de um pedaço de meteorito. Grandes sons ocorrem apenas quando grandes pedaços atingem a Terra.

“Mas é difícil especificar a razão para o som, a menos que encontre um pedaço muito maior do meteorito em outro lugar na região”, disse ele.

Algumas chuvas de meteoritos conhecidas na Índia:
16 de fevereiro de 1827 – Mhow em Madhya Pradesh tinha ferido um homem
27 de setembro de 2003 – Mayurbhanj em Orissa
23 setembro, 2008 – Hosur aldeia em Tamil Nadu

Extraído de: http://articles.timesofindia.indiatimes.com/2012-05-26/nagpur/31863…
Traduzido por Andrea Cortiano


Mensagem Publicada no site: www.segundo-sol.com

Comente com o facebook



Mais abaixo comente sem ter conta no facebook
Exibindo 2 Comentários
Diga o que achas a respeito
  1. Anonymous disse:

    omg eu vi uma agora a noite eu pensei que fosse marte mais a bola de fogo sumiu eu moro no rj na zona oeste

  2. FER disse:

    também vi o.o

Deixe um comentário

XHTML: Você pode usar estas tags html: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Licença Creative Commons
O trabalho Segundo Sol está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-Compartilha-Igual 4.0 Internacional.
A cópia é estimulada desde que seja citada a fonte.

Este blog tem finalidades exclusivamente informativas e exprime as opiniões pessoais e subjetivas do autor.
Este blog não garante a exatidão do conteúdo fornecido nem pode ser considerado responsável por eventuais erros ou inexatidões das informações presentes no blog ou nos links externos. Este blog não é responsável pelos conteúdos inseridos por parte dos internautas na seção "Comentários".
Se em alguma publicação, direitos de autor ou de terceiros forem violados, por favor, contactar com o blog para podermos remover o conteúdo, escrever para: contato@segundo-sol.com informando o link. O conteúdo será prontamente removido.

Liberdade de Expressão
É importante esclarecer que este blog, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal ...
veja mais aqui

Print